Internacional Titulo
Prefeito de Nova Orleans suspende a volta dos moradores
Da AFP
19/09/2005 | 20:05
Compartilhar notícia


O prefeito de Nova Orleans (Louisiana, sul dos Estados Unidos), Ray Nagin, anunciou nesta segunda-feira que suspendia o retorno dos moradores à cidade devido às más condições materiais e sanitárias.

"Suspendemos a partir de agora o retorno dos moradores à cidade de Nova Orleans", declarou Nagin em entrevista coletiva.

Também nesta segunda-feira, foi ordenada a desocupação de Key West (sul da Flórida), devido à proximidade da tempestade tropical Rita, que está se intensificando e segue para a região em uma trajetória que poderá passar perto de Nova Orleans e pela costa americana do Golfo do México.

"Outro furacão potencial está se aproximando e pode nos atingir antes de quinta-feira, ou no mais tardar no sábado", alertou Nagin. "Tenho dois relatórios diferentes. O primeiro diz que Rita afetará o Texas, e o segundo que a tempestade vai mudar de direção e passar eventualmente pela Louisiana", acrescentou.

"Nossos diques ainda estão em mau estado. Se cair mais de 228 milímetros de chuva, vamos ter novas inundações", avisou Nagin.

O prefeito declarou que pretende dar início a um "processo de retirada" dos habitantes do bairro de Algiers, que começaram a voltar para casa nesta segunda-feira.

"Peço a todo mundo em Algiers que se prepare para sair na manhã de quarta-feira".

Bush - O presidente americano, George W. Bush, expressou preocupação nesta segunda-feira com o retorno muito rápido dos habitantes a Nova Orleans. “Há preocupações que dizem respeito ao meio ambiente", declarou Bush ao final de uma reunião com o secretário de Segurança Interna, Michael Chertoff. "O prefeito tem o sonho de refazer a cidade e compartilhamos desse sonho. Mas também queremos ser realistas sobre os obstáculos que enfrentamos fazendo voltar a população", acrescentou.

O prefeito de Ray Nagin, havia decidido permitir nesta segunda-feira o retorno de cerca de 180 mil habitantes da cidade, que contava com 485 mil antes da devastadora passagem do furacão Katrina, em 29 de agosto. A decisão provocou o início de uma polêmica com o vice-almirante Thad Allen, comandante das operações federais de socorro, que pediu ao prefeito Nagin que "atrasasse” a volta dos moradores, porque as condições sanitárias ainda não são suficientemente boas.

O comandante enfatizou que as condições relativas à água potável e eletricidade ainda não são aceitáveis para a segurança dos habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;