Cultura & Lazer Titulo
Censo precioso
Fred Furtado
Ciência Hoje/RJ
06/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Aumentar os conhecimentos sobre todos os aspectos geológicos do diamante no País de maneira a beneficiar tanto o público quanto empresas de todos os portes: esse é o objetivo do Projeto Diamante Brasil.

Criado pelo CPRM (Serviço Geológico do Brasil), o trabalho é uma espécie de censo sobre essa pedra preciosa e as regiões que a produzem, que levantará dados geológicos, geocronológicos, geoquímicos e morfológicos, entre outros, para criar um banco de dados inteligente e de fácil acesso. A ideia é caracterizar o potencial econômico do diamante, formalizar sua produção e diminuir a evasão de divisas oriundas desta gema.

Iniciado em 2008, o Projeto Diamante Brasil vem suprir a quase total falta de informações sobre essa pedra preciosa e sua produção em território nacional.

"Os dados existentes foram levados pelas empresas que trabalham na área quando elas partiram. Só ficamos com o banco de dados de alvos geográficos para prospecção", revela o geólogo Francisco Valdir Silveira, coordenador do projeto no CPRM, acrescentando que o trabalho contempla todo o País. "Há ocorrência de diamante em praticamente todos os estados brasileiros."

Silveira diz que a estimativa do tamanho das reservas brasileiras de diamantes é grande.

"Durante 150 anos, o Brasil foi o maior produtor de diamantes do mundo. Essa hegemonia acabou com a descoberta de minas de diamantes na África. Hoje a produção, oficial e oficiosa, é muito baixa", conta o geólogo.

DUAS ETAPAS - A primeira fase do Projeto Diamante Brasil, a de aquisição de dados, termina no fim do ano. Nela, o CPRM, em parcerias com outros órgãos federais, enviou equipes técnicas para diversas regiões diamantíferas do País com o objetivo de colher dados sobre as pedras e as rochas as quais estão associadas, os kimberlitos (batizada em referência à cidade de Kimberley, na África do Sul) e lamproítos.

Segundo Silveira, toda a exploração de diamantes no Brasil hoje é feita em fontes secundárias. As pedras são encontradas, por exemplo, nas aluviões - áreas para as quais as rochas, quando erodidas, são levadas pelas chuvas e se acumulam, formando os depósitos diamantíferos.

"Não há minas em kimberlito ou lamproíto, as rochas primárias", esclarece.

Encontrar esses locais foi um dos objetivos do projeto, sendo que atualmente há cinco candidatos promissores para se transformar em pequenas minas de diamantes: o kimberlito denominado Canastra 1, situado na Serra da Canastra (MG), Braúnas 3 e 8 (BA), Cullier 4 (MT) e Carolina 1 (RO), em Rondônia.

Em cada mil intrusões de kimberlitos descobertos, apenas de 17% a 20% possuem diamantes, sendo que, destes, apenas dois ou três são viáveis comercialmente.

"O Brasil tem cerca de 1.200 intrusões dessa rocha já descobertas, porém, muito pouco se sabe sobre elas", indica Silveira, para quem esse é um potencial bastante grande.

A segunda etapa do projeto será feita em 2011 e 2012, quando serão analisados e processados os dados obtidos em campo com ajuda de universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Brasília (UnB), Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mato Grosso (UFMT); e internacionais, como a de Bristol, na Inglaterra, e a de Queensland, na Austrália.

"Queremos trazer a academia e as empresas públicas para esse trabalho, incentivando a realização de teses, discussões e estudos sobre os vários temas, como o problema social do garimpo e a ocorrência de fontes primárias, entre outros", afirma o geólogo.

Uma área específica de estudo será a caracterização dos diamantes brasileiros para obter suas ‘assinaturas' -- traços morfológicos e químicos que identifiquem sua origem, pois as pedras mineiras são diferentes das de Goiás ou Roraima, por exemplo.

"Com isso podemos controlar melhor o fluxo dos diamantes, impedindo a evasão de divisas, e emitir certificados de origem para evitar seu uso no financiamento de conflitos", explica Silveira, lembrando que o Brasil é membro do Processo de Kimberley, criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para coibir o comércio de ‘diamantes de sangue', utilizados para subsidiar guerras.

Uma vez concluído o projeto, todos os dados e análises serão liberados em um banco de dados inteligente de acesso irrestrito. Outra forma de divulgação será o livro Geologia do diamante no Brasil, que reunirá capítulos sobre pesquisa e exploração, geologia, geoquímica e morfologia dos diamantes.

"Os resultados servirão de base para novos investimentos e maneiras alternativas de prospecção, além de ajudarem a desenvolver novos estudos."

 

 

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;