Economia Titulo
Varig poderá cortar 2,5 mil vagas após fusão com a TAM
09/08/2003 | 00:03
Compartilhar notícia


A fusão com a TAM acarretará ao redor de 2,5 mil demissões na Varig, mas garantirá a manutenção de cerca de 25,5 mil empregos nas empresas da FRB (Fundação Ruben Berta), dona da empresa. O quadro foi traçado pelo presidente do conselho de curadores da FRB, Luiz Martins. Segundo ele, os cortes serão amenizados por programas de demissão voluntária e ficarão abaixo do previsto em planos de gestões anteriores da Varig, que contemplavam a eliminação de cinco mil postos.

Atualmente, 28 mil pessoas trabalham nas empresas da FRB, das quais perto de 13 mil na Varig. Destes, algo em torno de 10,5 mil deverão continuar trabalhando na empresa aérea que nascerá da fusão com a TAM, processo que está emperrado por conta de uma decisão judicial. De 1994 até o ano passado, a Varig já eliminou quase 10 mil empregos. A TAM também deverá fazer ajustes de pessoal. O próprio Ministério da Defesa admitiu, recentemente, que é “inevitável” haver demissão depois da fusão entre as duas empresas.

Os cortes foram estimados pelo executivo, já que o quadro de pessoal da nova empresa ainda será definido. Depois de formalizada a associação, começará a negociação com os credores e a contratação de consultorias nas áreas de recursos humanos, tributária e de marcas.

Segundo Martins, a marca Varig será “preponderante” na nova empresa, cujo presidente será escolhido no mercado, com apoio de firmas especializadas na seleção de executivos. Cerca de 15 mil empregos serão preservados nos demais negócios que ficarão com a fundação: VEM (manutenção), Sata (apoio em aeroportos), VarigLog (logística e carga) e Rede Tropical de Hotéis. “Ficaremos com a maior empresa de manutenção, de cargas e de serviços em aeroportos da América Latina e uma boa rede de hotéis”, disse. Os negócios remanescentes vão faturar US$ 600 milhões ao ano e ficarão desonerados de dívidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;