Economia Titulo
Coop investe R$ 11 milhões no centro de distribuição
Do Diário do Grande ABC
15/07/2010 | 07:01
Compartilhar notícia


Para acompanhar o crescimento de sua rede, a Coop (Cooperativa de Consumo) finalizou a ampliação do seu CD (Centro de Distribuição), com um investimento de R$ 11 milhões. Essa ampliação foi necessária porque a Cooperativa praticamente triplicou de tamanho nos últimos 13 anos e já faltava espaço para o armazenamento dos produtos.

Instalado no bairro de Utinga, em Santo André, o CD finalizou a primeira parte do projeto de reforma e ampliação em maio, após seis meses, garantindo maior agilidade, produtividade, capacidade e segurança no recebimento, armazenamento e distribuição de produtos, segundo destaca Gustavo Ramos, gerente de logística.

Além de unir os dois armazéns existentes na área, as operações pelo sistema de abastecimento foram intensificadas em quase 70% com a ampliação da área de 1.512 m² para 2.275 m². Do fluxo mensal de 500 toneladas de produtos enviadas às unidades, passarão pelo sistema até setembro próximo nada menos que 870 mil quilos por mês.

As operações via cross-docking possibilitam inúmeros ganhos, pois por esse sistema de recebimento e expedição cruzados, as cargas fazem uma passagem rápida pelo ‘depósito', sem necessidade de armazenamento prolongado. Geralmente são produtos de baixo e médio giros - esmaltes, doces em compota, molho de pimenta -, adquiridos pela Coop num único pedido com base na previsão do consumo global das unidades.

Assim que são descarregadas no CD, as cargas de cada produto são separadas, aglutinadas em lotes e transportadas às unidades.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;