Internacional Titulo
Bin Laden está vivo no Paquistão, diz chefe da espionagem dos EUA
Da AFP
22/07/2007 | 16:40
Compartilhar notícia


O fundador da al Qaeda, Osama bin Laden, está vivo em uma região da fronteira entre o Paquistão e Afeganistão onde não há leis, afirmou neste domingo Mike McConnell, chefe dos serviços de inteligência americana.

"Minha opinião pessoal é que (Osama bin Laden) está vivo", disse à rede de televisão NBC o diretor nacional de inteligência ao ser consultado se o líder da al Qaeda estava vivo. "Creio que está em uma região tribal do Paquistão".

McConnell acusou o governo paquistanês de Pervez Musharraf de ter permitido que a rede se reagrupasse através de um controverso acordo de paz assinado em setembro do ano passado com líderes tribais nas áreas fronteiriças. Lembrou, no entanto, que Musharraf continuava sendo um aliado chave de Washington.

"Em vez de perseguir a al Qaeda, deram a ela um refúgio para treinar e recrutar (novos membros)", acrescentou o chefe da espionagem americana. "Mas o presidente Musharraf é um de nossos aliados mais importantes. É um moderado".

McConnell ressaltou que se Musharraf for obrigado a deixar o poder pela violência islamita e pela agitação em favor da democracia que sacode o Paquistão, isso terá um "impacto severo" na luta dos Estados Unidos contra o terrorismo.

Uma semana atrás, militantes tribais romperam o pacto e avivaram as tensões. A violência explodiu no país após a invasão da Mesquita Vermelha de Islamabad, considerada um refúgio para talibãs.

Na semana passada, foi divulgado um novo relatório dos serviços de inteligência americanos que afirma que a rede terrorista se reagrupou em seu refúgio paquistanês e está decidida a provocar danos maciços por meio de novos ataques contra os Estados Unidos



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;