Política Titulo Santo André
Cicote encaminha convênio para formação de servidores

Requerimento junto ao Interlegis visa qualificação de funcionários públicos

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Câmara de Santo André, presidida pelo vereador Almir Cicote (Avante), encaminhou convênio com o programa Interlegis (Instituto Legislativo Brasileiro), vinculado ao Senado Federal, tendo como plano principal a efetivação de cursos de qualificação para os servidores públicos do Legislativo municipal. Não há custos para a realização das oficinas. As atividades do projeto disponibilizam novas versões das ferramentas tecnológicas para aplicação nas casas legislativas.

A solicitação de qualificação da Câmara ao Interlegis foi encaminhada aos senadores por São Paulo, que ficarão responsáveis por chancelar a demanda. O programa funciona há mais de 20 anos e, por meio de convênios, oferece formação profissional aos funcionários. Entre as ações propostas há preparação ao uso da ferramenta e-Democracia, desenvolvida pela Câmara Federal. Trata-se de plataforma que trata da interação dos parlamentares com a sociedade por série de canais, como audiências públicas.

“O programa Interlegis é uma referência em qualificação de servidores. Oferecem cursos que qualificam profissionais para atuarem com a modernização de processos administrativos. Um exemplo é a qualificação em processos licitatórios com base no princípio da economicidade. Essa parceria já é realidade”, alegou Cicote.

O senador por São Paulo Airton Sandoval (MDB) participou semana passada do encerramento das oficinas em Franca, no Interior do Estado. Na ocasião, destacou a importância do programa para formação de servidores, além de frisar a modernização do Poder Legislativo, sobretudo nos municípios. O emedebista, primeiro suplente do senador licenciado Aloysio Nunes (PSDB, ministro das Relações Exteriores), lembrou também dentro deste contexto o papel dos vereadores, “que não é só nomear ruas, não é só atender interesses imediatistas, mas sim cuidar das finanças dos municípios, que é o maior interesse, fiscalizar os gastos públicos”.

A oferta de atividades é ampla e aplicada de forma gratuita, na modalidade presencial. Os cursos serão ministrados na própria Câmara, sem a necessidade de deslocamento a Brasília. “Todos os departamentos da Câmara se debruçaram nas ofertas de qualificação. A ideia foi de identificar número de funcionários aptos a participarem e a nossa demanda com o programa”, completou Cicote. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;