Economia Titulo
Liminar torna sem efeito acordo sobre fusão entre TAM e Varig
Do Diário OnLine
01/07/2003 | 18:40
Compartilhar notícia


Uma liminar concedida nesta terça-feira pela juíza Gisele Guida de Faria, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, garante o retorno de Gilberto Rigoni ao cargo de presidente do Conselho de Administração da Fundação Ruben Berta Participações (FRB-Par), holding da Varig. Assim, o acordo para a fusão das companhias aéreas Varig e TAM torna-se sem efeito.

Rigoni, contrário à fusão entre as empresas, foi destituído do cargo no último dia 20 de junho e substituído por Joaquim Santos. O novo conselho administrativo da FRB-Par, então, encontrou-se livre para fechar o acordo com a TAM. A liminar da Justiça, entretanto, frustrou as expectativas de ambas as companhias, que na manhã desta segunda-feira anunciaram que já haviam chegado a um entendimento em torno da fusão.

Pelo acordo anunciado durante a manhã — que agora tornou-se sem efeito —, a Varig Engenharia e Manutenção (VEM) continuaria pertencendo à Fundação Ruben Berta e assumiria a manutenção dos aviões da TAM já nos próximos dias, assim como os da nova companhia que surgiria dessa união.

A fusão resultaria na demissão de mais de 5 mil funcionários, de um total de 23,5 mil. As duas companhias, porém, garantiram a contratação de uma empresa de recursos humanos para tentar recolocar os futuros demitidos no mercado de trabalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;