Internacional Titulo
EUA preparam envio de navios-hospitais e helicópteros à Ásia
Da AFP
05/01/2005 | 08:01
Compartilhar notícia


O governo americano prepara o envio de navios-hospitais e hospitais de campanha, enquanto prevê elevar para 90 o número de helicópteros mandados ao sul da Ásia para socorrer as vítimas do maremoto.

"A mensagem é que estamos preparados e estamos prontos", afirmou William Winkenwerder, secretário-assistente da Defesa para os assuntos de Saúde.

Os EUA estão montando hospitais de campanha utilizados no Iraque para enviá-los às zonas afetadas na Ásia. Paralelamente, os americanos pretendem "duplicar a quantidade" de helicópteros, afirmou o almirante Thomas Fargo em entrevista coletiva.

Os Estados Unidos têm atualmente 46 helicópteros no sul da Ásia para socorrer as vítimas do maremoto. Esses aparelhos operam principalmente a partir do porta-aviões Abraham Lincoln, que está na costa nordeste de Sumatra - a região mais afetada pela catástrofe.

Os helicópteros são essenciais para levar a ajuda aos necessitados, já que o maremoto inutilizou estradas e ferrovias. As aeronaves devem ser deslocadas das bases americanas no Oceano Pacífico.

Os oficiais do Pentágono também estão definindo o posicionamento do USNS Mercy, um navio-hospital com mil leitos e uma dezena de salas de cirurgia. "Estamos analisando cuidadosamente para onde enviar o Mercy. Realizamos os últimos testes no mar para garantir que está em condições de partir", disse o almirante Thomas Fargo, que dirige o Comando Americano do Pacífico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;