Cultura & Lazer Titulo
Jornais poderao ser impressos em casa
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 17:22
Compartilhar notícia


O futuro do jornal impresso diante das novas tecnologias digitais, principalmente a Internet, foi um dos principais temas do primeiro dia do 53º Congresso da Associaçao Mundial de Jornais (AMJ) e do 7º Fórum Mundial de Editores, iniciado neste domingo no Rio. De acordo com a avaliaçao geral dos debatedores, os jornais terao que recorrer cada vez mais a essas tecnologias para continuar competindo no mercado da informaçao. O segredo estará na rapidez da transmissao da informaçao. Na opiniao do especialista Günther Böttcher, diretor da The World's Leading Association for Newspaper and Media Techonology (Infra), consultoria alema que trabalha com 1,3 mil jornais no mundo, a distribuiçao do jornal impresso deverá ser gradualmente eliminada. Será substituída pela chamada home printing.

"Dentro de cinco anos, o leitor poderá imprimir o jornal em sua própria casa", disse Böttcher. "Nao é simples um download (processo de baixar textos da Internet), como ocorre hoje, mas uma conexao direta entre o usuário e os computadores do jornal, que lhe dará acesso imediato à ediçao que está saindo das rotativas." Com a tecnologia existente hoje, segundo Böttcher, é possível imprimir um jornal em preto e branco de 48 páginas em três minutos. Esse processo ajudará a reduzir os custos de produçao dos jornais. Com a economia, segundo o consultor, novas promoçoes para atrair leitores poderao ser feitas, como a doaçao de impressoras àqueles que mantiverem assinaturas de longo prazo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;