Nacional Titulo
AEB lança site sobre missão de astronauta brasileiro no espaço
Da Agência Brasil
26/02/2006 | 16:31
Compartilhar notícia


A partir de agora, os passos dados pelo primeiro brasileiro para ir ao espaço, o tenente-coronel Marcos Pontes, poderão ser acompanhados de qualquer lugar do mundo pela Internet. A AEB (Agência Espacial Brasileira) lançou um site especial sobre a Missão Centenário, que vai enviar o astronauta a uma viagem para a ISS (Estação Espacial Internacional).

No site, estarão disponíveis fotos e vídeos do momento histórico, detalhes dos experimentos científicos que serão feitos pelo brasileiro, além de informações e dados sobre o astronauta brasileiro e sobre a missão. O internauta ainda poderá enviar mensagens para o astronauta Marcos Pontes e os responsáveis pela missão).

Marcos Pontes, o norte-americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov são os três astronautas que integram a tripulação da nave russa Soyus 12 TMA-8. A viagem à ISS está prevista para o dia 30 de março. De acordo com a AEB, a previsão é que ele permaneça na estação espacial entre oito e dez dias. O russo e o norte-americano deverão ficar no espaço durante seis meses.

O brasileiro levará vários experimentos desenvolvidos no País com foco, principalmente, na nanotecnologia (pesquisa e manipulação de moléculas e átomos para a criação de novos materiais). Os experimentos foram selecionados pela AEB e, na semana passada, aprovados na penúltima etapa de seleção para o embarque na expedição.

O Brasil quer analisar, por exemplo, o efeito da gravidade na cinética das enzimas, na interação das proteínas, nos danos e reparos do DNA, na geminação de sementes, em mini-tubos de calor, no controle da temperatura interna, no crescimento das sementes de feijão e na cromatografia da clorofila. Todos os experimentos têm como objetivo incrementar as pesquisas nas áreas de saúde, alimentícia e tecnológica.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;