Automóveis Titulo Fique Ligado
Por dentro do mundo Citröen

Espaço Conceito é inaugurado em zona nobre da Capital para vivência da filosofia da marca

Vagner Aquino
25/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O cruzamento entre as ruas Oscar Freire e Consolação, um dos pontos mais elegantes da Capital, acaba de ganhar o Espaço Conceito Citroën. O local (apresentado na semana de moda São Paulo Fashion Week, em janeiro), funcionará durante todo o ano de 2012.

Inspirado no C-42 - vitrine da marca francesa na Avenida Champs-Élysées, em Paris - o Espaço Conceito é o primeiro Experience Centre fora da Europa.

Apesar de exibir carros-conceito (agora, o local mostra o DS3, modelo compacto com motor 1.6 de 160 cv que a marca lançará no mês que vem no Brasil), o local não se trata de um showroom tampouco de uma revenda, mas de um espaço cultural que engloba literatura, gastronomia, moda, música e arte por meio de exposições temáticas, cursos e apresentações musicais. "Nossa ideia é permitir a diversos públicos descobrir, ver e entender não só o universo do automóvel, mas tudo que é tendência para a Citroën, o que nos inspira e nos motiva, enfim, um espaço para possibilitar às pessoas a vivência da filosofia da marca, Créative Technologie", explica Francesco Abbruzzesi, diretor-geral da Citroën do Brasil.

De acordo com a marca, o ambiente explora a multiplicação de imagens por meio do uso de tecnologias e materiais desenvolvidos especialmente para a marca. A fachada é revestida por painéis de vidro, tudo para gerar visibilidade e exposição, além de barrar o aquecimento interno.

Já na entrada, o espaço conta com o DS3 WRC (competição de rali) que se destaca da versão convencional devido aos para-lamas alargados, para-choques redesenhados e motor 1.6 turbo com injeção direta de 300 cv. Ainda no térreo, há o Créative Café, inspirado nos clássicos parisienses.

Subindo as escadas, a Boutique Citroën conta com produtos exclusivos da marca, como lápis, canetas, botons, canecas, bolsas, camisetas, óculos, relógios, mochilas e miniaturas, importadas especialmente para o Espaço Conceito.

Em parceria com a Freebook, a livraria do Espaço Conceito Citroën Oscar Freire terá títulos inéditos e exclusivos. Vale ressaltar que não são apenas coleções sobre carros, mas livros diversos. Ainda no primeiro piso, o configurador 3D (inédito em todo o mundo) permite ao visitante - por meio de toques na tela - configurar seu próprio Citroën, desde a motorização até a escolha da roda. Além disso, com o configurador, é possível a customização do teto e acessórios do DS3. O preço do carrinho, claro, é guardado a sete chaves pela marca, mas espera-se que o montante ronde os R$ 90 mil, exatamente para concorrer com a gama topo de linha de Mini Cooper e Audi A1, explica Abbruzzesi.

No segundo piso, o destaque vai para o Créative Galerie - espaço dedicado a exposições de arte, eventos de moda, música e gastronomia. No momento, está sendo realizada a exposição Past and Future, que mostra a história e evolução da Citroën, com 93 anos de existência.

Em relação ao mercado, a marca não fala em investimentos, mas, de acordo com o diretor-geral da montadora, o número de revendas deve pular de 165 para 185 até o fim do ano. "Até 2015, nossa meta é chegar a 230 concessionários espalhados pelo País", afirma.

Salão abre ao público na sexta-feira

O Salão de Pequim, que abre as portas ao público na sexta-feira e vai até o dia 2, tem algumas estreias interessantes. A chinesa JAC Motors garante que esta edição do evento marca uma nova era para a empresa. Com o crescimento em vendas, a montadora ganhou estande maior, capaz de acomodar produtos inovadores, carros-conceito e novas tecnologias.

A principal novidade é o utilitário esportivo SII, equipado com o conjunto motor-câmbio 1.5 GDI e DCT de 161 cv de potência. O modelo conta com air bag duplo, sistema antifurto, ESP, freios ABS e sensor de chuva e deve chegar ao Brasil em 2013, após passar pelo mesmo ciclo de testes e adaptações aplicados aos demais modelos da JAC.

A Land Rover apresenta edição especial do Range Rover Evoque. Mais luxuoso, o carro ganhou personalização e acabamento feito à mão. A série limitada a 200 unidades do Range Rover Evoque by Victoria Beckham foi desenvolvida por meio da parceria entre a estilista britânica e a equipe de design da Land Rover, liderada por Gerry McGovern.

A Renault mostra o Talisman, sedã para o mercado chinês voltado a jovens executivos que desejam um veículo que atenda tanto a compromissos profissionais como pessoais.

A alemã Volkswagen faz a estreia mundial do Lavida. Lançado pela primeira vez em junho de 2008, suas vendas totalizaram 700 mil unidades em janeiro. Quatro anos depois, o Lavida aparece como novo integrante da família. Assim como o novo Passat, sua carroceria totalmente reestilizada reflete o atual DNA da marca.

Chega a Honda CBR 250R

A família CBR recebeu um novo integrante. A 250R, importada da Tailândia, chegou em terras brasileiras e já está disponível nas concessionárias Honda. O modelo global estreia para ser a versão de entrada no segmento Super Sport.

A motocicleta oferece esportividade em média cilindrada. Para isso, o motor de 249,6 centímetros cúbicos de quatro válvulas tem potência de 26,4 cv a 8.500 rpm. Já o torque é de 2,34 mgkf a 7.000 giros.

Pensando na manobrabilidade, a proposta é rigidez e leveza. O chassi é do tipo Diamond Frame, que promete maior equilíbrio em nome da estabilidade. Além da versão STD, com preço sugerido de R$ 15.490, há ainda a versão com freios C-ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, além de distribuir a força das frenagens entre as partes dianteira e traseira. Esta versão não sai por menos de R$ 17.990.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;