Política Titulo
Disputa pela presidência da Câmara tumultua cenário
Gustavo
Do Diário do Grande ABC
17/10/2012 | 06:59
Compartilhar notícia


 

Enquanto o prefeito eleito de São Caetano, vereador Paulo Pinheiro (PMDB), evita discutir a composição do secretariado, as articulações pelo comando da Câmara no próximo biênio - 2013/2014 - esquenta a cada dia. Eleito para o primeiro mandato, Eder Xavier (PCdoB) tumultuou mais uma vez o cenário com declarações polêmicas na internet.

O comunista deixou um "recado" para os parlamentares do PTB reeleitos, Gérsio Sartori, Paulo Bottura, Jorge Salgado e Flávio Rstom, além de Joel Fontes (PSD), que não tentou reeleição, para que eles não invistam no comando do Legislativo. Caso se movimentem nesse sentido, ele ameaça levantar polêmicas passadas no Paço.

Nos bastidores, Eder tem dito que não aceita a presença de veteranos, que em média somam cinco mandatos consecutivos, na administração da Câmara. Por outro lado, Salgado e Bottura correm para garantir a presidência. O atual mandatário do Legislativo, Sidnei Bezerra da Silva, o Sidão (PSB), também se movimenta para se garantir no cargo.

A influência do prefeito costuma ter peso fundamental para a escolha do presidente. Pinheiro, no entanto, promete deixar a discussão exclusivamente para os vereadores. "Claro que eles podem me consultar, podemos aconselhar a votar nesse ou naquele, mas isso não significa que ele terá de obedecer. Eu, do Executivo, não vou interferir em nada."

A ausência da discussão promete causar um novo perfil na Casa. Ao contrário do atual relacionamento em que os vereadores aprovam de olhos fechados os projetos da Prefeitura, o Legislativo pode passar a discutir as matérias de maneria fatiada. O modelo seria parecido com a votação do Mensalão pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que ao invés de julgar em bloco destrinchou o processo por temas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;