Política Titulo Emperrados
Prefeitura de São Caetano reclama de licitações barradas

Assessora especial, Gica Pinheiro diz que oposição procura TCE para emperrar andamento da gestão

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
21/02/2014 | 07:20
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


A administração Paulo Pinheiro (PMDB), de São Caetano, reclama da série de representações que têm sido protocoladas no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e que tem paralisado licitações de importantes produtos e serviços à população. Segundo o Paço, os processos são impetrados por integrantes da oposição com o intuito de prejudicar o desenvolvimento da gestão peemedebista.

Quando o TCE recebe uma representação, a concorrência em questão é interrompida instantaneamente para averiguação dos fatos. É uma praxe do tribunal, mas não significa que exista algo errado com o certame, pois os apontamentos podem ser equivocados.

Para a assessora especial do Palácio da Cerâmica Gica Pinheiro (PMDB), filha do prefeito, em ao menos nove licitações as mesmas pessoas são autoras das ações, o que caracteriza “oposição administrativa”. “Estão prejudicando o andamento da cidade de propósito. Eles sabem como funciona o TCE. A paralisação é automática. Mas o tribunal já está atento a essa situação. Fazer oposição política é uma coisa normal, faz parte do jogo, mas fazer oposição administrativa é apelar. E quem sai prejudicado é o cidadão”, discorre.

Ela cita que, entre os editais que estão parados, o mais importante é o de compra de kits escolares. “Não há nada de errado com a concorrência, assim como as outras. Mas entram com representação no TCE, com argumentos frágeis, só para barrar o certame. E as crianças ficam sem o material. Tem de ter responsabilidade. Estamos falando de serviços públicos importantes para o munícipe.”

As outras licitações que estão com esse problema são para manutenção de prédios municipais; prestação de serviços de infraestrutura logística para eventos; assistência médica para servidores; publicidade; reforma do Hospital Infantil Márcia Braido; compra de livros; e concessão de estacionamento rotativo (Zona Azul).

“São projetos planejados por nossa administração e aguardados pela população. Muitos para melhorias da Saúde e Educação, que são prioridade”, salienta Gica Pinheiro.

O advogado Adauto Regianni é autor da maioria das representações. “Irresponsável é quem faz o edital, que é malfeito. Se tem pessoas incompetentes que trabalham na administração, a culpa não é minha. O TCE analisa e suspende o edital se a representação tiver fundamento. Eu tenho que mostrar a minha argumentação. Eu analiso o edital, se vejo aberração ou alguma irregularidade, entro com pedido”, diz ele.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;