Internacional Titulo
Tropas americanas controlam o centro de Tikrit
Do Diário OnLine
14/04/2003 | 18:48
Compartilhar notícia


Tikrit, o último bastião da esfacelada ditadura de Saddam Hussein, caiu diante das forças americanas nesta segunda-feira, após dias de intensos bombardeios e alguns combates contra uma resistência "menor que a esperada". A tomada da terra natal de Saddam, localizada 180 quilômetros ao norte de Bagdá, praticamente encerra os combates da segunda Guerra do Golfo. A partir de agora, o Pentágono espera "menores, embora afiadas lutas".

Os fuzileiros navais americanos (Marines) tomaram palácios de Saddam Hussein e neutralizaram as forças restantes da Guarda Republica, já alvejada durante os pesados bombardeios dos último dias. O general Stanley McChrystal, membro do Estado-Maior Conjunto e porta-voz do Pentágono, relatou que as tropas iraquianas em Tikrit não apresentaram uma "defesa coerente".

A entrada de tropas do 2º e 3º batalhões de reconhecimento dos fuzileiros navais na cidade, por volta das 5h locais (22h de domingo no Brasil), foi precedida de ataques aéreos maciços, incluindo helicópteros de ataque Cobra, contra a resistência "ocasional" dos iraquianos – segundo relatos do Comando Central das forças americanas no Golfo Pérsico (Centcom). Na praça central de Tikrit, sob uma estátua de Saddam Hussein, sete blindados americanos foram estacionados.

"Não encontramos resistência na cidade, só nos arredores e na noite de ontem (domingo). Só encontramos um morto do outro lado e não tivemos sequer um ferido do nosso lado", contou o sargento americano Robert Chute.

O militar relatou ainda que os soldados americanos não foram recebidos pela população da cidade, cujas ruas estavam praticamente desertas. Moradores disseram que grande parte da população e todos os soldados iraquianos fugiram de Tikrit, berço do clã do ex-presidente Saddam Hussein. O comércio da cidade de 100 mil habitantes ficou fechado, mas alguns moradores saíram de suas casas para observar as tropas americanas. Nos subúrbios, vários moradores atiraram contra saqueadores que tentavam invadir suas propriedades.

Ao final do dia, fuzileiros navais americanos já promoviam operações de apoio na cidade, montando postos de checagem e realizando buscas a líderes do regime iraquiano. O ex-presidente Saddam Hussein, que havia jurado morrer em sua terra natal, continua desaparecido. Agências internacionais de notícias relatam que populares têm afirmado que todos os remanescentes da família Hussein e do regime saíram de Tikrit antes do fim de semana.

Com agências




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;