Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 21 de Abril

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Modelos agradam famílias


Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

22/09/2010 | 07:15


Foto: Tiago Silva/DGABC

Quem tem mulher, filhos e animais de estimação precisa de espaço no carro na hora de sair para passear, viajar ou simplesmente para fazer as compras de supermercado...

 

As peruas, que até meados de 2000 ocupavam mais fortemente esse mercado, agora, com oferta menor de modelos, dividem esse bolo com os monovolumes.

Nesse comparativo, desvendamos as principais qualidades e defeitos de três modelos que se encaixam nesse perfil, na faixa de R$ 40 mil a R$ 50 mil, com motor 1.6 e câmbio manual: os recém-reestilizados Fiat Idea e Volkswagen SpaceFox, além do Nissan Livina, que ganhou travamento automático das portas e para-brisa degradê para a linha 2011.

Analisamos quesitos importantes como preço, desempenho, design, nível de equipamentos e espaço para ocupantes e para bagagem.
O Livina ficou em primeiro lugar por ser o mais equilibrado: apesar de não ter o design mais atraente dos três, custa R$ 1.620 menos que o Idea e R$ 4.800 abaixo do SpaceFox. Ainda assim, sai de fábrica mais equipado, oferece mais espaço interno - com distância entre os eixos de 2,60 metros - e no porta-malas (449 litros) e seu desempenho não decepciona.

Ante seus rivais, ele é o único que oferece air bag para motorista de série. Sua direção elétrica garante boa manobrabilidade. A dos concorrentes é hidráulica. Ar-condicionado e trio elétrico também são equipamentos de série.

Em segundo lugar, ficaram empatados Volkswagen SpaceFox e Fiat Idea.

A station wagon da Volks é a mais prazerosa de dirigir entre os três concorrentes. Além de ser mais leve - 118 quilos a menos que o Idea e 17 menos que o Livina - , seu torque máximo é entregue em rotação mais baixa. O câmbio de cinco velocidades tem engates precisos e suaves, além de conversar muito bem com o motor de oito válvulas (os rivais têm motor de 16V).

O porta-malas é mais generoso que o do Fiat, levando 50 litros a mais. A perua da Volkswagen também sai mais recheada que o Idea: oferece ar-condicionado, retrovisores e vidros traseiros elétricos, itens que são opcionais no Fiat, o que acaba equilibrando a diferença de preço entre os dois, de R$ 3.180.

O monovolume da Fiat tem como destaques o design renovado e atraente, a posição mais elevada ao dirigir, o maior número de porta-objetos - há até um console no teto com quatro deles e também um espelho suplementar para o motorista vigiar as crianças atrás -, além de mais espaço para cabeça, ombros e pernas de quem vai atrás.

No desempenho urbano, porém, o Idea fica atrás do SpaceFox, que é mais ágil nas saídas e retomadas, embora o motor do Fiat tenha potência e torque mais elevados.

 

Equipamentos

Fiat Idea Essence

Nissan Livina

Volks SpaceFox

Preço básico

R$ 45.610

R$ 43.990

R$ 48.790

Air bags

 

Opcionais (R$ 2.547) 1

Série (1 frontal para motorista)

Opcionais (R$ 2.100) 1

Ar-condicionado

Opcional (R$ 3.616) 2

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 6.737) 3

Não disponíveis

Não disponíveis

CD player com MP3

Opcional (R$788) 4

Não disponível

Opcional (R$ 1.060)

Computador de bordo

Série

Não disponível

Opcional (R$ 670) 2

Direção hidráulica

Série

Série (elétrica)

Série

Faróis de neblina

Opcionais (R$ 259)

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.990) 3

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.547) 1

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.100) 1

Rodas de liga leve

Opcionais (R$ 1.229) 15”

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.990) 3

Retrovisores elétricos

Opcionais (R$429)

Série

Série

Travas elétricas

Série

Série

Série

Vidros elétricos

Série (dianteiros)

Série (dianteiros e traseiros)

Série (dianteiros e traseiros)

 

 

 

Números

Fiat Idea Essence

Nissan Livina

VW SpaceFox

Motor

1.6 16V E-TorQ bicombustível

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

115 cv (g) / 117 cv (e) a 5.500 rpm

104 cv (g) / 108 cv (e) a 5.750 rpm

101 cv (g) / 104 cv (e) a 5.250 rpm

Torque

16,2 mkgf (g) / 16,8 mkgf (e) a

4.500 rpm

14,9 mkgf (g) / 15,3 mkgf (e) a

3.750 rpm

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (e) a

2.500 rpm

Velocidade máxima

177 km/h (g) / 179 km/h (e)

180 km/h (g) / 183 km/h (e)

179 km/h (g) / 181 km/h (e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

10,8 s (g) / 10,7 s (e)

12,1 s (g) / 11,7 s (e)

11,4 s (g) / 11,1 s (e)

Comprimento

3,9 metros

4,18 metros

4,18 metros

Largura

1,70 metro

1,69 metro

1,66 metro

Distância entre eixos

2,51 metros

2,60 metros

2,46 metros

Peso

1.260 quilos

1.159 quilos

1.142 quilos

Porta-malas

380 litros

449 litros

430 litros

Tanque

48 litros

50 litros

50 litros

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Modelos agradam famílias

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

22/09/2010 | 07:15


Foto: Tiago Silva/DGABC

Quem tem mulher, filhos e animais de estimação precisa de espaço no carro na hora de sair para passear, viajar ou simplesmente para fazer as compras de supermercado...

 

As peruas, que até meados de 2000 ocupavam mais fortemente esse mercado, agora, com oferta menor de modelos, dividem esse bolo com os monovolumes.

Nesse comparativo, desvendamos as principais qualidades e defeitos de três modelos que se encaixam nesse perfil, na faixa de R$ 40 mil a R$ 50 mil, com motor 1.6 e câmbio manual: os recém-reestilizados Fiat Idea e Volkswagen SpaceFox, além do Nissan Livina, que ganhou travamento automático das portas e para-brisa degradê para a linha 2011.

Analisamos quesitos importantes como preço, desempenho, design, nível de equipamentos e espaço para ocupantes e para bagagem.
O Livina ficou em primeiro lugar por ser o mais equilibrado: apesar de não ter o design mais atraente dos três, custa R$ 1.620 menos que o Idea e R$ 4.800 abaixo do SpaceFox. Ainda assim, sai de fábrica mais equipado, oferece mais espaço interno - com distância entre os eixos de 2,60 metros - e no porta-malas (449 litros) e seu desempenho não decepciona.

Ante seus rivais, ele é o único que oferece air bag para motorista de série. Sua direção elétrica garante boa manobrabilidade. A dos concorrentes é hidráulica. Ar-condicionado e trio elétrico também são equipamentos de série.

Em segundo lugar, ficaram empatados Volkswagen SpaceFox e Fiat Idea.

A station wagon da Volks é a mais prazerosa de dirigir entre os três concorrentes. Além de ser mais leve - 118 quilos a menos que o Idea e 17 menos que o Livina - , seu torque máximo é entregue em rotação mais baixa. O câmbio de cinco velocidades tem engates precisos e suaves, além de conversar muito bem com o motor de oito válvulas (os rivais têm motor de 16V).

O porta-malas é mais generoso que o do Fiat, levando 50 litros a mais. A perua da Volkswagen também sai mais recheada que o Idea: oferece ar-condicionado, retrovisores e vidros traseiros elétricos, itens que são opcionais no Fiat, o que acaba equilibrando a diferença de preço entre os dois, de R$ 3.180.

O monovolume da Fiat tem como destaques o design renovado e atraente, a posição mais elevada ao dirigir, o maior número de porta-objetos - há até um console no teto com quatro deles e também um espelho suplementar para o motorista vigiar as crianças atrás -, além de mais espaço para cabeça, ombros e pernas de quem vai atrás.

No desempenho urbano, porém, o Idea fica atrás do SpaceFox, que é mais ágil nas saídas e retomadas, embora o motor do Fiat tenha potência e torque mais elevados.

 

Equipamentos

Fiat Idea Essence

Nissan Livina

Volks SpaceFox

Preço básico

R$ 45.610

R$ 43.990

R$ 48.790

Air bags

 

Opcionais (R$ 2.547) 1

Série (1 frontal para motorista)

Opcionais (R$ 2.100) 1

Ar-condicionado

Opcional (R$ 3.616) 2

Série

Série

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 6.737) 3

Não disponíveis

Não disponíveis

CD player com MP3

Opcional (R$788) 4

Não disponível

Opcional (R$ 1.060)

Computador de bordo

Série

Não disponível

Opcional (R$ 670) 2

Direção hidráulica

Série

Série (elétrica)

Série

Faróis de neblina

Opcionais (R$ 259)

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.990) 3

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.547) 1

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.100) 1

Rodas de liga leve

Opcionais (R$ 1.229) 15”

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.990) 3

Retrovisores elétricos

Opcionais (R$429)

Série

Série

Travas elétricas

Série

Série

Série

Vidros elétricos

Série (dianteiros)

Série (dianteiros e traseiros)

Série (dianteiros e traseiros)

 

 

 

Números

Fiat Idea Essence

Nissan Livina

VW SpaceFox

Motor

1.6 16V E-TorQ bicombustível

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

115 cv (g) / 117 cv (e) a 5.500 rpm

104 cv (g) / 108 cv (e) a 5.750 rpm

101 cv (g) / 104 cv (e) a 5.250 rpm

Torque

16,2 mkgf (g) / 16,8 mkgf (e) a

4.500 rpm

14,9 mkgf (g) / 15,3 mkgf (e) a

3.750 rpm

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (e) a

2.500 rpm

Velocidade máxima

177 km/h (g) / 179 km/h (e)

180 km/h (g) / 183 km/h (e)

179 km/h (g) / 181 km/h (e)

Aceleração de 0 a 100 km/h

10,8 s (g) / 10,7 s (e)

12,1 s (g) / 11,7 s (e)

11,4 s (g) / 11,1 s (e)

Comprimento

3,9 metros

4,18 metros

4,18 metros

Largura

1,70 metro

1,69 metro

1,66 metro

Distância entre eixos

2,51 metros

2,60 metros

2,46 metros

Peso

1.260 quilos

1.159 quilos

1.142 quilos

Porta-malas

380 litros

449 litros

430 litros

Tanque

48 litros

50 litros

50 litros

 

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;