Economia Titulo Maio de 2010
União Europeia cria fundo de € 500 bi contra crises
26/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A União Europeia anuncia no dia 10, em Bruxelas, a criação de um fundo, chamado "mecanismo de estabilização", no valor total de 500 bilhões de euros.

O dinheiro será usado para combater crises sistêmicas na Zona do Euro e nos países do bloco que ainda adotam moedas nacionais. A esses recursos, poderão ser adicionados 250 bilhões de euros do FMI (Fundo Monetário Internacional).

O anúncio foi feito após uma maratona de 11 horas de negociações entre os ministros de Finanças dos 16 países da Zona do Euro, com o intuito de detalhar as garantias que os Estados terão de aportar ao dispositivo. O maior obstáculo à aprovação foi o Reino Unido.

O país, que não adota a divisa única, descartava financiar o mecanismo, mesmo que fosse apenas com garantias. O mecanismo de estabilização chegou a ser descrito pelo ministro do Orçamento da França, François Baroin, como o embrião do Fundo Monetário Europeu, mas não carregará esse nome, porque seriam necessárias alterações nos tratados de integração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;