D+ Titulo
O azedinho bom do maracujá
Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
06/04/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Ele é rico em vitaminas e minerais, tem um gostinho especial – azedinho, porém gostoso – e é usado como calmante. Trata-se do maracujá, fruta cítrica encontrada em abundância em solos brasileiros, principalmente nas regiões mais quentes. Utilizada tanto em pratos doces quanto salgados, a fruta é ideal para quem não é muito adepto a receitas excessivamente doces.

 A culinarista Rosa Santo André, de Santo André, especialista em pratos sofisticados, explica que existem dois tipos de maracujá: o doce e o azedo. Do primeiro consome-se a polpa, inclusive para fazer salada de fruta. Já o segundo é usado exclusivamente para elaboração dos pratos e sucos. “É ele quem dá o toque especial à receita, além de um visual muito bonito.”

 Segundo a profissional, um molho de maracujá, por exemplo, fica bom se combinado com peixe, carne de porco ou em salada. “O sabor do molho fica bom se, ao fazer um prato com carne, um dos ingredientes for o caldo de carne e assim com o peixe e o frango”, sugere.

BENEFÍCIOS

 A nutricionista do Hospital Cristóvão da Gama Marina Assumpção, de Santo André, acrescenta que além de beneficiar o paladar, a fruta também rende lucros ao organismo.

 “O maracujá possui minerais e vitaminas, como a B3, que atua no crescimento, o ferro, que previne a anemia, o cálcio, importante no fortalecimento ósseo e fósforo para renovação celular.”

 Além disso, uma substância da fruta, a passiflora, é responsável pela fama de calmante, por ser considerada um sedativo natural.

 E quem pensa que basta tirar a polpa e jogar as cascas fora, não sabe o que pode perder. Por ser composta por fibras solúveis (pectina), ao serem ingeridas elas formam um gel que dificulta a absorção de glicose, o que ajuda os pacientes diabéticos.

 Para o preparo, explica Rosa, deve-se retirar toda a polpa e as sementes, cortar a casca em pedaços e levar ao forno para torrar. Em seguida, triture a casca e misture à comida ou suco para consumir.

Curiosidade

O chamado fruto da paixão, nome relacionado à Paixão de Cristo, tem diversas denominações pelo mundo. No Equador, por exemplo, é conhecido por maracuya. Já na Venezuela, ao ir a uma feira as pessoas têm de pedir por pacha; no Havaii lilikoi; em Porto Rico compra-se chinola ou parchita e, nos países em que a língua é o inglês, passion fruit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;