Política Titulo Investigação
Outdoors pró-Padilha dão origem a inquérito civil

Promotoria analisa se Marinho cometeu crime ao usar dinheiro público para enaltecer projeto

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
18/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O Ministério Público de São Bernardo decidiu instaurar inquérito preparatório para investigar se o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), cometeu improbidade administrativa ao espalhar pela cidade outdoors exaltando o Programa Mais Médicos, bandeira política utilizada pelo ex-ministro Alexandre Padilha como candidato do PT ao governo do Estado.

A campanha de mídia foi lançada antes do início legal da corrida eleitoral. O caso também é analisado pelo MP eleitoral, a pedido da promotoria da cidade.

Responsável pela apuração, a promotora Taciana Trevisoli Panagio Gil notificou a Prefeitura de São Bernardo e pediu, dentro de 15 dias, resposta aos questionamentos efetuados. Entre as perguntas está a origem do recurso empregado na confecção das peças publicitárias.

Representação original ao MP foi feita pelo munícipe Marcelo Sarti e pelo vereador Pery Cartola (Solidariedade), com base em reportagem veiculada pelo Diário no dia 10 de junho. Além de outdoors, a administração municipal veiculou inserções no rádio e na televisão em horário nobre.
À ocasião, especialista em Direito Eleitoral Alberto Rollo discorreu que a situação “cheirava mal”, principalmente pelo fato de Marinho ser um dos coordenadores da campanha de Padilha ao Palácio dos Bandeirantes.

Nos outdoors, aparecia ator vestido de médico, com estetoscópio e slogan adaptado do programa original – mais médicos em São Bernardo, mais saúde para você.

A campanha integra o plano de mídia contratado pelo governo Marinho e que, em cinco anos, demandou R$ 57,9 milhões em recursos públicos. Duas agências de comunicação detêm a conta da Prefeitura: a a Octopus Comunicações Ltda e a Sotaque Brasil Publicidade e Propaganda Ltda.

Lançado em 2013, o Programa Mais Médicos encaminhou 35 profissionais à rede de Saúde de São Bernardo. Oitenta e sete clínicos foram requisitados ao Ministério da Saúde pelas sete cidades do Grande ABC. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;