Internacional Titulo
Imprensa: Moscou 'vendeu' voto no Conselho da ONU
Da AFP
23/05/2003 | 08:32
Compartilhar notícia


A Rússia "vendeu" seu voto no Conselho de Segurança da ONU, concordando em votar pela suspensão das sanções contra o Iraque em troca do respeito à dívida e aos contratos firmados anteriormente, estimou nesta sexta-feira a imprensa russa. "O compromisso era inevitável. A Rússia vendeu seu voto em troca do respeito aos contratos e às dívidas que têm", escreveu o jornal centrista Izvestia.

"As concessões americanas feitas à coalizão contra a guerra não mudam a substância das coisas, mas ajudam a conservar a imagem dos que propunham um papel central da ONU" no Iraque de pós-guerra", prosseguiu o jornal.

Para a publicação pro-governamental Uremia Novosti, "todos ganharam no Iraque": sanções antigas de 13 anos foram levantadas e o Conselho de Segurança foi 'salvo'". "Estados Unidos e Grã-Bretanha ficaram no Iraque para controlar seus recursos petroleiros. A coalizão contra a guerra (Rússia, França e Alemanha) mantiveram uma reputação imaculada e a promessa de que seus interesses serão levados em conta", assinala o diário.

Para o veículo Kommersant (liberal), "US$ 2 bilhões foram apenas trocados por uma capitulação total na questão iraquiana". Já o jornal Uremia MN estimou que o voto do Conselho de Segurança mostrou que "quem tem o punho mais forte é quem tem razão".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;