Internacional Titulo
UE insiste na proibiçao da carne de gado com hormônios
Do Diário do Grande ABC
13/05/1999 | 11:11
Compartilhar notícia


A Uniao Européia se encontra atualmente na ilegalidade em relaçao às regras da Organizaçao Mundial do Comércio ao insistir na proibiçao à carne de gado norte-americana tratada com hormônios, ao vencer o prazo desta quinta imposto pela OMC. Em fevereiro de 1998, a OMC condenou a UE pela falta de provas científicas justificando o embargo vigente desde 1989.

A OMC havia dado à Uniao um prazo extra de quinze meses para apresentar essas provas, sem o que seria sancionada. A UE iniciou entao 17 estudos complementares para tentar demonstrar que os resíduos hormonais na carne de gado norte-americana e canadense teriam efeitos cancerígenos, neurobiológicos e, inclusive, genotóxicos sobre o desenvolvimento humano. Os primeiros resultados desses estudos deverao ser conhecidos até o ano 2000, o que ultrapassa em muito a data limite imposta pela OMC à UE.

As alegaçoes dos criadores de gado norte-americanos, apoiados por Washington, se baseiam num estudo da OMC, que confirma a imunidade dos hormônios utilizados em respeito às normas veterinárias.

A UE dispoe de vinte dias a partir desta quinta para fazer proposiçoes de concessoes comerciais, à guisa de compensaçao, para outros produtos norte-americanos e canadenses. Caso contrário, norte-americanos e canadenses poderao reclamar sançoes, o que pode levar a UE a pedir uma nova arbitragem, que deverá ter seu resultado entregue no mais tardar em julho.

Os Estados Unidos já preparam uma lista de produtos europeus que aplicaria uma sobretaxa de 100% e o Canadá também está preparando sua lista.

A UE já foi condenada na chamada ``guerra da banana' contra os Estados Unidos e se encontra numa posiçao ruim da carne de gado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;