Automóveis Titulo
Marea 2002 vem com estilo renovado
Helder Lima
Enviado a Porto Seguro
29/05/2001 | 17:05
Compartilhar notícia


O Fiat Marea trouxe para o país o conceito do propulsor de cinco cilindros, criou a imagem de um bom carro, mas alguma coisa estava errada, denunciavam os números de vendas no atacado. Em fevereiro, o modelo aparecia na 25ª colocação no ranking dos 30 carros mais vendidos da Anfavea (Associação Nacional do Fabricantes de Veículos Automores), com cerca de 800 unidades desovadas às concessionárias.

Em abril, o modelo sequer constava da lista, em uma indicação de que seu prestígio não era mais suficiente para manter o curso de vendas, enquanto o Honda Civic galgava terreno e tirava a liderança do Vectra em um segmento, o dos sedãs médio-grandes, que é dos mais concorridos.

Diante do desempenho insatisfatório, a Fiat se apressou em apresentar na semana passada a versão 2002 do modelo, que será produzida somente no Mercosul, afinal, na Europa ele continua com a concepção de desenho original. E as especulações do mercado foram confirmadas: o carro ganhou nova traseira, devendo agora conquistar uma melhor posição de vendas. Se as pretensões da montadora se confirmarem, o Marea deverá subir de 12% para 20% de participação, repetindo o ‘case’ do compacto Siena, cujas vendas aumentaram do histórico nível de 1,2 mil unidades/mês para mais de 4 mil unidades/mês atualmente.

Do ponto de vista do produto pura e simplesmente, o Marea realmente está mais bonito. A tampa traseira perdeu os vincos que demarcavam seu volume e ganhou linhas definidas, retas, limpas e, enfim, mais harmoniosas. Mas o maior sucesso da face traseira, se as vendas de fato crescerem, estará por conta do desenho das lanternas, que tornaram-se triangulares, com cantos arredondados e com textura mais viva, abandonando a sobrelente na cor fumê.

No que se refere às lanternas, aliás, vale uma observação: quem desconfiou que a Fiat correu atrás da Volkswagen no lançamento da atual família Palio, e por isso adotou soluções de acabamento e design semelhantes às da família Gol Geração 3, agora pode ter certeza. A textura da nova lanterna do Marea, se não é igual, é muito parecida com o conjunto ótico do Bora e do Passat alemão.

Mas isso não desmerece o belo sedã que está chegando às concessionárias, segundo a Fiat, sem aumento de preço em relação à versão 2001. Testado em um percurso de 60 km em Porto Seguro (estrada com pequenos trechos urbanos), o Marea ELX, versão intermediária, mostrou que é bom de estabilidade e segurança. Nas tomadas de curvas de alta velocidade, o carro não saía de frente nem de traseira, o que reflete o conjunto acertado entre suspensão, carroceria e pneus. Outro destaque é o excelente propulsor 2.4 de cinco cilindros, que desenvolve 160 cv de potência máxima. Valente na estrada, o Marea pode ser o veículo ideal para longas viagens, transportando com agilidade e conforto uma família de cinco pessoas.

No setor de perfumaria, o Marea 2002 ganhou itens de segurança e conforto, como travamento automático das portas a 30 km/h, alerta sonoro de velocidade programada e vidros elétricos com função antiesmagamento. A versão perua, a Weekend, permanece com o visual irretocado para 2002.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;