Esportes Titulo Celeste
Com dois de Cavani, Uruguai põe fim a sonho de Ronaldo

Melhor do mundo cinco vezes, português deixa Copa sem conquistá-la e dificilmente terá outra chance; craque do jogo sai de campo machucado

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
01/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
DARKO VOJINOVIC/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO


Acabou o sonho de Cristiano Ronaldo e de Portugal. O craque, eleito cinco vezes o melhor jogador do planeta, dificilmente terá mais uma chance de levantar o principal troféu do mundo, já que em 2022 terá 37 anos. Ele foi incapaz de fazer a diferença ontem, contra o Uruguai. Pior, viu Cavani marcar duas vezes e levar a Celeste às quartas de final ao vencer por 2 a 1, em Sochi. O próximo adversário será a França.

O Uruguai ainda não tinha sofrido gols na Copa e sabia que a consistência defensiva era seu principal trunfo. A confiança ficou ainda maior quando Cavani, aos sete minutos, ganhou pelo alto e abriu o placar.

Óscar Tabárez, que está à frente da Celeste há 12 anos, disse antes do jogo que a seleção vive a melhor fase e precisaria comprovar isso. Eliminar um dos gigantes da Copa serviria para reforçar a avaliação.

Nos minutos seguintes o Uruguai foi bem, deu pouco espaço e Godín outra vez anulou Cristiano Ronaldo – eles são rivais na Espanha. Do lado português, o técnico Fernando Santos afirmou na véspera que se a Fúria dependesse só do craque do Real Madrid a vaga estava ameaçada.

Era o que estava acontecendo até o início do segundo tempo. Foi numa bola parada, logo aos nove minutos, que os lusos, enfim, conseguiram vazar a eficiente defesa uruguaia. Pepe subiu mais do que todo mundo e mandou para a rede.

O mais difícil Portugal tinha conseguido. Mas o empate parece ter desconcentrado a equipe. Pouco depois, aos 16, Cavani, outra vez, recebeu na entrada da área e sem pensar, de primeira, bateu colocado, longe do alcance de Rui Patrício.

O Uruguai fez o que se esperava: se fechou. Em Portugal bateu o desespero. Cristiano Ronaldo não era eficiente, quando tinha a bola enfrentava sempre dois marcadores e não mostrava a desenvoltura de antes para limpar a jogada. Nem mesmo os seus tão temidos chutes tinham direção. O melhor jogador do mundo estava em dia de um atacante normal e como previa o técnico, se dependesse exclusivamente dele seria insuficiente. E foi.

A Celeste correu poucos riscos e se encheu de moral com a classificação. O pior momento da equipe nem foi causado por Portugal. Cavani caiu na área e acusou fisgada na panturrilha esquerda. Melhor jogador em campo e peça chave no esquema uruguaio, ele evitou antecipar o diagnóstico e chorou muito após o apito final. Agora, o craque do PSG corre contra o tempo para ficar pronto para o jogo de sexta-feira, às 11h, contra a França. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;