Turismo Titulo Para pensar
Museu do Amanhã, no Rio, lança experiência em inteligência artificial

Assistente cognitivo da instituição incentivará ação por futuro melhor

Miriam Gimenes
14/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Guilherme Leporace/Divulgação


 Inaugurado há quase dois anos – a serem completados no domingo – , o Museu do Amanhã, que lidera em número de visitantes entre as instituições culturais do País, lança amanhã a Iris, experiência em inteligência artificial.

Trata-se de um assistente cognitivo construído com IBM Watson – plataforma de inteligência artificial para negócios –, que formulará perguntas e encorajará as pessoas a pensarem sobre o papel na sociedade.

Ao chegar no museu, o visitante receberá o cartão da Iris, a assistente virtual da instituição. Ao longo do percurso narrativo, com seis totens de autoatendimento, serão feitas questões como ‘de onde viemos?’ ‘Quem somos?’ e as respostas serão registradas neste cartão.

Ao fim do percurso, a Iris ganhará voz e falará diretamente com o visitante, questionando sobre como ele poderá modificar sua preocupação. A partir das respostas, a Iris apresentará projetos de diversas organizações, fundações e instituições do Brasil, cadastradas pela equipe do museu, que possam levá-lo a um engajamento social. O objetivo é ajudar o visitante a passar do discurso para a ação.

O Museu do Amanhã fica na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com última entrada às 17h. Os ingressos custam R$ 20 (R$ 10 meia-entrada). Às terças-feiras a entrada é gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;