Internacional Titulo
Kabul sofre o maior ataque americano
Das Agências
27/10/2001 | 13:38
Compartilhar notícia


A aviação americana efetuou na madrugada deste sábado o bombardeio mais intenso sobre a capital afegã, Kabul, desde o início dos ataques americanos, há vinte dias: mais de 20 bombas foram disparadas, segundo o correspondente da agência France Presse.

Quatro bombas caíram sobre Kabul por volta das 6h locais (23h30, hora de Brasília), marcando o fim de aproximadamente 11 horas de bombardeio que atravessou a noite, com bateria após bateria de caças sobrevoando a cidade, relata o repórter. "Este foi o bombardeio mais intenso que eu já vi".

Os caças americanos iniciaram o ataque por volta das 19h30 de sexta-feira, atirando cinco bombas numa rápida sucessão. A primeira bomba caiu perto do bairro residencial de Wasir Akbar Khan, possivelmente visando uma base militar talibã da região.

Quinze minutos depois, outra bomba estilhaçou os vidros das janelas da redação da France Presse no bairro de Wasir Akbar Khan, e a eletricidade foi cortada.

Mais de uma hora depois, os habitantes ouviram uma série de explosões de bombas ou mísseis, e o que aparentava ser a resposta das armas leves e foguetes dos talibã. "Eles atiravam as bombas uma após a outra, numa sucessão rápida, dentro dos limites da cidade", contou o repórter. "As explosões foram muito, muito próximas". Ao todo, o correspondente estimou que os caças americanos arremessaram entre 8 a 10 bombas das 19h30 às 21h.

Ele Informou ainda que os caças continuaram a sobrevoar a cidade com menor freqüência, até mais ou menos as 3h, atirando outras 10 bombas, das quais pelo menos quatro explodiram a 5 quilômetros de Wasir Akbar Khan. Após três horas de suspensão terminaram com as quatro explosões do amanhecer.

Segundo o repórter, o Talibã respondeu ao longo da madrugada com artilharia antiaérea esporádica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;