Internacional Titulo
Rússia segue ofensiva contra rebeldes chechenos
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 14:51
Compartilhar notícia


O comando militar russo informou que suas forças se retiraram neste domingo da aldeia de Komsomolskoye, no sul da Chechênia, mas os soldados estao preparando a artilharia que será utilizada para expulsar os rebeldes da regiao. Os militares tinham dito dias atrás que tinham tomado Komsomolskoye depois de uma dura batalha, mas pelo menos 400 rebeldes permaneciam nas trincheiras na parte sul da aldeia.

As tropas se retiraram para um local em torno de 1.600 metros da aldeia e instalaram obuses para atacar as posiçoes rebeldes. Apesar das declaraçoes dos russos de que os rebeldes foram derrotados no norte da Chechênia, grupos de guerrilheiros continuam atravessando as linhas federais para atacar as tropas.

Um porta-voz do serviço de imprensa militar declarou neste domingo que a situaçao era complexa. "Durante a noite, os rebeldes atiraram contra as unidades, baluartes, postos de controle e policiais", admitiu. Avioes e helicópteros armados russos bombardeavam e metralhavam os grupos rebeldes móveis nos desfiladeiros de Argun e Vedeno, ao sul. A agência de notícias Interfax informou que foram bombardeadas as aldeias de Martan-Chu, Jai-Jatsaguni, Majketa, Selberoi, Barziarlam e Chart-Kort.

O presidente interino Vladimir Putin declarou nesse sábado que a estratégia russa consistia em formar uma barreira para impedir a infiltraçao de rebeldes nas zonas controladas por Moscou. "Isolaremos a parte montanhosa da Chechênia onde os militantes se sentem cômodos", declarou à emissora de rádio Mayak. "Realizaremos operaçoes militares e especiais e liquidaremos os rebeldes".

Contudo, apesar das declaraçoes de Putin, até agora os rebeldes nao foram isolados e já durante as semanas de bloqueio de Grozny, os rebeldes conseguiam cruzar as linhas federais com muita freqüência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;