Política Titulo São Bernardo
Por enquanto, só vereadores do PPS se opõem a Morando

Apenas Julinho Fuzari e doutor Manuel se mostram contrários à gestão; PT se esquiva

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/01/2017 | 07:06
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Com menos de um mês de gestão, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), tem visto a oposição na Câmara ficar restrita à atuação dos vereadores doutor Manuel Martins e Julinho Fuzari, ambos do PPS. O PT, partido que comandou a cidade entre 2009 e 2016 na figura de Luiz Marinho (PT) e que possui cinco vereadores, sequer esboça reação contrária à administração do tucano.
Em 20 dias, a dupla popular-socialista protocolou ofícios que causaram dores de cabeça a Morando. Julinho pediu para que o tucano reduza seu salário – de R$ 30.625,77 mensais para R$ 25.604,69.
Manuel, por sua vez, confeccionou requerimento contestando a indicação do procurador de Justiça José Carlos Pagliuca como secretário de Segurança Pública. Conforme o artigo 128 da Constituição Federal, “é vedado ao integrante do Ministério Público exercer qualquer função pública, ainda que em disponibilidade, salvo a uma de magistério”. “Não tenho a menor dúvida que ele é um homem extremamente preparado para a função, mas não podemos ferir a Constituição”, argumentou Manuel. “Não farei uma oposição raivosa ao prefeito Orlando Morando.”
Julinho agora prepara indicação para que a Prefeitura de São Bernardo conceda ao aposentado gratuidade no sistema de Zona Azul da cidade. “É a única do Grande ABC que ainda cobra do aposentado”, assegurou.
Manuel e Julinho foram eleitos na coalizão que defendeu o deputado federal Alex Manente (PPS) na eleição de outubro. A dupla saiu vencedora ao lado de Estevão Camolesi (PPS), mas ele anunciou que estará na base de sustentação de Morando no Legislativo de São Bernardo.
Enquanto a dupla do PPS demonstra como será a atuação na Câmara, o PT ainda não mostrou como será seu comportamento. Durante a eleição para mesa diretora, que consagrou Pery Cartola (PSDB) como presidente, apenas Ana Nice Martins (PT) se absteve. Os demais vereadores petistas são José Luís Ferrarezi, Joilson Santos, Tião Mateus e Toninho da Lanchonete. Antes deste pleito, alguns petistas sugeriram acordo com a base de Morando em troca de cargos na mesa diretora. A negociação naufragou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;