Política Titulo PT de Diadema
Nome de Adi surge na sucessão de Reali

Ex-presidente da CUT-SP, petista é defendido internamente pela bancada de vereadores

Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
17/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-presidente estadual da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em São Paulo, Adi dos Santos é colocado nos bastidores pelo PT de Diadema, como possível candidato à sucessão do ex-prefeito Mário Reali na presidência do partido. Sua candidatura ao PED (Processo de Eleição Direta) tem sido defendida internamente pela bancada de vereadores da legenda.

Petista histórico do PT e ligado ao movimento sindical, Adi presidiu a executiva paulista da CUT por sete anos (2009 a 2015). Por conta disso, afastou-se do dia a dia do diretório do PT diademense. Nas últimas semanas, porém, seu nome passou a ser ventilado como possível candidato.

O Diário apurou que, por conta da atuação junto aos sindicalistas – foi funcionário da Mercedes Benz –, Adi seria o nome entre os petistas que mais agregaria entre os grupos internos e teria simpatia, inclusive, de figuras da Articulação de Esquerda, ala integrada por petistas ligados ao funcionalismo público e crítica histórica às decisões da cúpula do petismo.

O nome de Adi ainda não surgiu oficialmente porque objetivo é conseguir consenso da executiva. O discurso unânime entre os petistas é que o partido precisa de reconstrução e unidade após amargar duas derrotas seguidas em eleições municipais, num município onde a legenda já governou por seis gestões e que a bancada de parlamentares foi reduzida pela metade – de seis foi para três (Ronaldo Lacerda, Orlando Vitoriano e Josa Queiroz).

Há quem diga que a possível candidatura de Adi dos Santos tenha digital do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) e que visa, ainda, a construção de força regional em apoio ao ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), que se movimenta para disputar a presidência do PT paulista e, em 2018, a sucessão do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O projeto também traria adesão de nomes que se uniram à Articulação de Esquerda durante o período pré-eleitoral de 2016, como o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT). A ala, porém, deve lançar candidato próprio, com o próprio Vicentinho encabeçando a chapa ou a ex-vereadora Irene dos Santos, candidata a vice na chapa de Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), no pleito do ano passado. O PED está marcado para março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;