Fechar
Publicidade

Domingo, 31 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Automóveis

automoveis@dgabc.com.br | 4435-8337

Prontos para a aventura?


Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

23/06/2010 | 07:04


Elas fazem parte da mesma tribo. Apesar de urbanas, adoram se fantasiar de aventureiras. Não abrem mão de usar apliques plásticos para parecerem mais robustas e não saem da garagem sem calçar pneus de uso misto. A mais nova integrante dessa turma é a recém-lançada Hoggar Escapade cabine simples, que neste comparativo chamou para a briga as estendidas Saveiro Cross e Strada Adventure Locker.

Logo de cara, a representante da Peugeot mostra as garras. Partindo de R$ 43,2 mil, oferece bom custo-benefício, com direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas de série. Air bag duplo é opcional (R$ 1.700). Freios ABS, porém, não estão disponíveis.

A guerreira da Volks não fica muito atrás. Tem preço sugerido mais baixo que a Hoggar (R$ 42.380), mas não tem ar-condicionado de fábrica, mimo opcional que custa R$ 2.880 - elevando o valor para R$ 45.260. Bolsas infláveis e ABS são opcionais (R$ 2.030). Ponto positivo: É a única com sensor de estacionamento e capota marítima de série.

A Strada, por sua vez, derrapa. É a mais cara, R$ 47.240, sem entregar nada a mais que as concorrentes, a não ser o Locker - sistema de bloqueio do diferencial pouco útil no dia a dia. Air bag e ABS são opcionais (kit HSD, R$ 2.300), assim como o revestimento parcial dos bancos em couro (R$ 1.150) - única a oferecer.

DESIGN
Hoggar, Saveiro e Strada têm visual interessante, cada uma com sua particularidade. A mais chamativa, que beira o exagero, é a Fiat. Apresenta muitos apliques plásticos para dar impressão de tamanho superior. A dianteira, com faróis de dupla parábola, ainda agrada, apesar de ser o projeto mais antigo entre as concorrentes. A traseira, por sua vez, peca com a lanterna falsa na tampa da caçamba.

A Volks é a mais bem resolvida em termos de visual. É bonita. Não abre mão das peças plásticas, que, ao contrário da Fiat, são mais discretas. A dianteira remete ao irmão Gol, mas por causa do para-choque redesenhado, parece ser um veículo maior. A lateral limpa, com o step side no estilo da Chevrolet Montana, chama atenção pela linha de cintura reta. A traseira arrebitada é sóbria, como deve ser a de uma picape pequena.

Conhece o 207 SW Escapade? Então, a Hoggar de mesmo sobrenome tem dianteira igual. Conjunto óptico avantajado é a marca registrada da picape, que traz para-choque com detalhes na cor cinza. A traseira tem lanternas diferenciadas - meio triangulares -, que invadem a lateral. É uma marca registrada da intrusa que agradou a alguns, mas fez outros torcerem o nariz.

Assim como a Saveiro, tem step side - que no caso da Peugeot serve também como renovador do ar da cabine.

Nesses primeiros rounds, Hoggar Escapade e Saveiro Cross deixaram a Strada Adventure um pouco para trás. Vamos ver o que essa batalha nos reserva.

Caçamba!

Picape que se preza tem caçamba boa! E, neste quesito, parece que a Hoggar Escapade supera a concorrência. Do mesmo comprimento que a Saveiro Cross (4,52 metros) e 7 centímetros maior que a Strada Adventure, a Peugeot leva a melhor por ter cabine simples. Assim, entrega a maior capacidade volumétrica do segmento, com 1.151 litros. No entanto, a capacidade de carga útil é a pior, podendo transportar 35 quilos a menos que a campeã Strada.

Ponto positivo novamente para a Hoggar quando analisado o espaço da caçamba. Por ter sistema de suspensão diferente do das rivais, a caixa de rodas é menos saliente, possibilitando o transporte de objetos maiores. Bela sacada!

Mas por terem cabine estendida, Saveiro e Strada têm suas vantagens. Atrás dos bancos, o espaço é bem mais generoso do que na Hoggar.

Na Adventure, um detalhe pode atrapalhar. O estepe, diferentemente das concorrentes, onde fica sob o carro, pode ser transportado na caçamba ou dentro da cabine, diminuindo bem o espaço.

CONFORTO
Chega de olhar. Vamos bisbilhotar. Entrar na Hoggar é como entrar em qualquer uma das outras versões da família 207. O acabamento é simplório. Plástico por todos os lados. Porém, nenhuma rebarba ou peças desencaixadas. Os ajustes de altura do banco e da direção ajudam a encontrar boa posição ao volante.

A Strada, por sua vez, volta a patinar. Apesar do revestimento parcial dos bancos em couro, os plásticos utilizados são de baixa qualidade, com rebarbas. A posição de dirigir é elevada e a única opção de regulagem é a de altura do volante.

Quando avaliada, a Saveiro Cross saltou aos olhos. É equilibrada. Plástico e tecido resultam em bom acabamento. A ergonomia é a melhor, graças aos ajuste de altura dos bancos e as regulagens de altura e profundidade da coluna de direção. É fácil se acomodar no Volks.

DESEMPENHO
Em termos de saúde, o motor 1.8 Flex da Strada empurra mais que o 1.6 16V Flex da Hoggar e o 1.6 8V Total Flex da Saveiro. Porém, a suspensão voltada para o conforto (macia) e a transmissão com engates não tão precisos tiram um pouco o gosto da pilotagem.

Já a Peugeot e a Volks têm comportamentos parecidíssimos. Com acerto de suspensão na medida correta (rígida) e câmbio justinho, o comportamento de ambas é igual ao dos melhores hatches. (Marcelo Monegato)

 

Números

Fiat Strada Adventure Locker

Peugeot Hoggar Escapade

VolkswagenSaveiro Cross

Motor

1.8 8V Flex

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm

110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm

101 cv (g) / 104 cv (a) a 5.250 rpm

Torque

17,8 mkgf (g) / 18,5 mkgf (a) a 2.800 rpm

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (a) a 2.500 rpm

Velocidade máxima

173 km/h (g) / 175 km/h (a)

179 km/h (g / a)

175 km/h (g) / 177 km/h (a)

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,3 s (g) / 11,1 s (a)

11,9 s (g / a)

11,4 s (g) / 11 s (a)

Comprimento

4,45 metros

4,52 metros

4,52 metros

Altura

1,64 metro

1,52 metro

1,50 metro

Distância entre eixos

2,75 metros

2,74 metros

2,75 metros

Peso

1.160 quilos

1.216 quilos

1.074 quilos

Caçamba/capacidade de carga

830 litros / 685 quilos

1.151 litros / 650 quilos

734 litros / 661 quilos

Tanque

58 litros

55 litros

55 litros

 

 

Equipamentos

Fiat Strada Adventure Locker

Peugeot Hoggar Escapade

Volkswagen Saveiro Cross

Preço básico

R$ 47.240

R$ 43.500

R$ 42.380

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.300) *

Opcional (R$ 1.700)

Opcional (R$ 2.030) *

Ar-condicionado

Série

Série

Opcional (R$ 2.880)

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.150)

Não disponíveis

Não disponíveis

Capota marítima

Opcional (R$ 650)

Não disponível

Série

CD player com MP3

Opcional (R$ 951)

Não disponível

Opcional (R$ 990)

Computador de bordo

Série

Não disponível

Série

Direção hidráulica

Série

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Série

Série

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.300) *

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.030) *

Janela traseira corrediça

Série

Série

Série

Pneus de uso misto

Série (Pirelli 205/70 R15)

Série (Pirelli 185/65 R15)

Série (Pirelli 205/60 R15)

Rodas de liga leve

Série (15 polegadas)

Série (15 polegadas)

Série (15 polegadas)

Sensor de estacionamento

Não disponível

Não disponível

Série

Tampa da caçamba removível

Série

Série

Série

Trio elétrico

Série

Série

Série

 

 

 

 

 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Prontos para a aventura?

Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC

23/06/2010 | 07:04


Elas fazem parte da mesma tribo. Apesar de urbanas, adoram se fantasiar de aventureiras. Não abrem mão de usar apliques plásticos para parecerem mais robustas e não saem da garagem sem calçar pneus de uso misto. A mais nova integrante dessa turma é a recém-lançada Hoggar Escapade cabine simples, que neste comparativo chamou para a briga as estendidas Saveiro Cross e Strada Adventure Locker.

Logo de cara, a representante da Peugeot mostra as garras. Partindo de R$ 43,2 mil, oferece bom custo-benefício, com direção hidráulica, ar-condicionado, faróis de neblina e rodas de liga leve de 15 polegadas de série. Air bag duplo é opcional (R$ 1.700). Freios ABS, porém, não estão disponíveis.

A guerreira da Volks não fica muito atrás. Tem preço sugerido mais baixo que a Hoggar (R$ 42.380), mas não tem ar-condicionado de fábrica, mimo opcional que custa R$ 2.880 - elevando o valor para R$ 45.260. Bolsas infláveis e ABS são opcionais (R$ 2.030). Ponto positivo: É a única com sensor de estacionamento e capota marítima de série.

A Strada, por sua vez, derrapa. É a mais cara, R$ 47.240, sem entregar nada a mais que as concorrentes, a não ser o Locker - sistema de bloqueio do diferencial pouco útil no dia a dia. Air bag e ABS são opcionais (kit HSD, R$ 2.300), assim como o revestimento parcial dos bancos em couro (R$ 1.150) - única a oferecer.

DESIGN
Hoggar, Saveiro e Strada têm visual interessante, cada uma com sua particularidade. A mais chamativa, que beira o exagero, é a Fiat. Apresenta muitos apliques plásticos para dar impressão de tamanho superior. A dianteira, com faróis de dupla parábola, ainda agrada, apesar de ser o projeto mais antigo entre as concorrentes. A traseira, por sua vez, peca com a lanterna falsa na tampa da caçamba.

A Volks é a mais bem resolvida em termos de visual. É bonita. Não abre mão das peças plásticas, que, ao contrário da Fiat, são mais discretas. A dianteira remete ao irmão Gol, mas por causa do para-choque redesenhado, parece ser um veículo maior. A lateral limpa, com o step side no estilo da Chevrolet Montana, chama atenção pela linha de cintura reta. A traseira arrebitada é sóbria, como deve ser a de uma picape pequena.

Conhece o 207 SW Escapade? Então, a Hoggar de mesmo sobrenome tem dianteira igual. Conjunto óptico avantajado é a marca registrada da picape, que traz para-choque com detalhes na cor cinza. A traseira tem lanternas diferenciadas - meio triangulares -, que invadem a lateral. É uma marca registrada da intrusa que agradou a alguns, mas fez outros torcerem o nariz.

Assim como a Saveiro, tem step side - que no caso da Peugeot serve também como renovador do ar da cabine.

Nesses primeiros rounds, Hoggar Escapade e Saveiro Cross deixaram a Strada Adventure um pouco para trás. Vamos ver o que essa batalha nos reserva.

Caçamba!

Picape que se preza tem caçamba boa! E, neste quesito, parece que a Hoggar Escapade supera a concorrência. Do mesmo comprimento que a Saveiro Cross (4,52 metros) e 7 centímetros maior que a Strada Adventure, a Peugeot leva a melhor por ter cabine simples. Assim, entrega a maior capacidade volumétrica do segmento, com 1.151 litros. No entanto, a capacidade de carga útil é a pior, podendo transportar 35 quilos a menos que a campeã Strada.

Ponto positivo novamente para a Hoggar quando analisado o espaço da caçamba. Por ter sistema de suspensão diferente do das rivais, a caixa de rodas é menos saliente, possibilitando o transporte de objetos maiores. Bela sacada!

Mas por terem cabine estendida, Saveiro e Strada têm suas vantagens. Atrás dos bancos, o espaço é bem mais generoso do que na Hoggar.

Na Adventure, um detalhe pode atrapalhar. O estepe, diferentemente das concorrentes, onde fica sob o carro, pode ser transportado na caçamba ou dentro da cabine, diminuindo bem o espaço.

CONFORTO
Chega de olhar. Vamos bisbilhotar. Entrar na Hoggar é como entrar em qualquer uma das outras versões da família 207. O acabamento é simplório. Plástico por todos os lados. Porém, nenhuma rebarba ou peças desencaixadas. Os ajustes de altura do banco e da direção ajudam a encontrar boa posição ao volante.

A Strada, por sua vez, volta a patinar. Apesar do revestimento parcial dos bancos em couro, os plásticos utilizados são de baixa qualidade, com rebarbas. A posição de dirigir é elevada e a única opção de regulagem é a de altura do volante.

Quando avaliada, a Saveiro Cross saltou aos olhos. É equilibrada. Plástico e tecido resultam em bom acabamento. A ergonomia é a melhor, graças aos ajuste de altura dos bancos e as regulagens de altura e profundidade da coluna de direção. É fácil se acomodar no Volks.

DESEMPENHO
Em termos de saúde, o motor 1.8 Flex da Strada empurra mais que o 1.6 16V Flex da Hoggar e o 1.6 8V Total Flex da Saveiro. Porém, a suspensão voltada para o conforto (macia) e a transmissão com engates não tão precisos tiram um pouco o gosto da pilotagem.

Já a Peugeot e a Volks têm comportamentos parecidíssimos. Com acerto de suspensão na medida correta (rígida) e câmbio justinho, o comportamento de ambas é igual ao dos melhores hatches. (Marcelo Monegato)

 

Números

Fiat Strada Adventure Locker

Peugeot Hoggar Escapade

VolkswagenSaveiro Cross

Motor

1.8 8V Flex

1.6 16V Flex

1.6 8V Total Flex

Potência

112 cv (g) / 114 cv (a) a 5.500 rpm

110 cv (g) / 113 cv (a) a 5.600 rpm

101 cv (g) / 104 cv (a) a 5.250 rpm

Torque

17,8 mkgf (g) / 18,5 mkgf (a) a 2.800 rpm

14,2 mkgf (g) / 15,5 mkgf (a) a 4.000 rpm

15,4 mkgf (g) / 15,6 mkgf (a) a 2.500 rpm

Velocidade máxima

173 km/h (g) / 175 km/h (a)

179 km/h (g / a)

175 km/h (g) / 177 km/h (a)

Aceleração de 0 a 100 km/h

11,3 s (g) / 11,1 s (a)

11,9 s (g / a)

11,4 s (g) / 11 s (a)

Comprimento

4,45 metros

4,52 metros

4,52 metros

Altura

1,64 metro

1,52 metro

1,50 metro

Distância entre eixos

2,75 metros

2,74 metros

2,75 metros

Peso

1.160 quilos

1.216 quilos

1.074 quilos

Caçamba/capacidade de carga

830 litros / 685 quilos

1.151 litros / 650 quilos

734 litros / 661 quilos

Tanque

58 litros

55 litros

55 litros

 

 

Equipamentos

Fiat Strada Adventure Locker

Peugeot Hoggar Escapade

Volkswagen Saveiro Cross

Preço básico

R$ 47.240

R$ 43.500

R$ 42.380

Air bag duplo

Opcional (R$ 2.300) *

Opcional (R$ 1.700)

Opcional (R$ 2.030) *

Ar-condicionado

Série

Série

Opcional (R$ 2.880)

Bancos revestidos de couro

Opcionais (R$ 1.150)

Não disponíveis

Não disponíveis

Capota marítima

Opcional (R$ 650)

Não disponível

Série

CD player com MP3

Opcional (R$ 951)

Não disponível

Opcional (R$ 990)

Computador de bordo

Série

Não disponível

Série

Direção hidráulica

Série

Série

Série

Faróis de neblina

Série

Série

Série

Freios ABS

Opcionais (R$ 2.300) *

Não disponíveis

Opcionais (R$ 2.030) *

Janela traseira corrediça

Série

Série

Série

Pneus de uso misto

Série (Pirelli 205/70 R15)

Série (Pirelli 185/65 R15)

Série (Pirelli 205/60 R15)

Rodas de liga leve

Série (15 polegadas)

Série (15 polegadas)

Série (15 polegadas)

Sensor de estacionamento

Não disponível

Não disponível

Série

Tampa da caçamba removível

Série

Série

Série

Trio elétrico

Série

Série

Série

 

 

 

 

 

Ao acessar você concorda com a nossa Política de Privacidade.


Para continuar, faça o seu login:


  • Aceito receber novidades e ofertas do Diário do Grande ABC e parceiros por
    correio eletrônico, mala direta, SMS ou outros meios de comunicação.


Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada:

Veja como ter acesso a todo o conteúdo de forma ilimitada:

Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;