Economia Titulo
Alemanha e Itália podem comprar carne catarinense
Do Diário OnLine
28/02/2001 | 17:20
Compartilhar notícia


Com a recente crise pecuária na Europa, com casos confirmados de vaca louca e febre aftosa, alguns países europeus estão buscando alternativas para suas futuras compras. Durante a primeira quinzena de abril, técnicos italianos e alemães virão visitar Santa Catarina em busca de sua carne, declarada oficialmente livre de febre aftosa e de peste suína clássica.

O presidente da Organização Internacional de Epizootias (OIE), o italiano Romano Marabelli, visita Santa Catarina no início de abril. Em seguida, empresários italianos também devem visitar a região. Os alemães, interessados na compra de boi vivo e carne bovina, devem chegar logo após os italianos.

O secretário da Agricultura, Odacir Zonta, diz que o rebanho de Santa Catarina é insignificante diante de outros Estados. No entanto, ele espera contar com parcerias nacionais no caso de um eventual pedido.

Zonta deverá visitar a Rússia, visando ampliar comércio da carne suína vendida para o país desde o ano passado. A secretaria estima aumentar as exportações da carne suína em 40%, atingindo 200 mil toneladas.

O Estado gasta anualmente R$ 27 milhões para combater a febre aftosa em seu rebanho. Até junho deve sair a declaração de zona livre da new castle para frangos e, até final do ano, as de brucelose e tuberculose para os bovinos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;