Política Titulo
Vicentinho vai à Africa do Sul encontrar Mandela
Vinícius Casagrande
Da Redaçao
27/05/2000 | 17:50
Compartilhar notícia


O ex-presidente da Central Unica dos Trabalhadores e pré-candidato à Prefeitura de Sao Bernardo pelo PT Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, viaja neste domingo à Africa do Sul, em companhia da vice-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT), para participar do seminário preparatório para a Conferência Mundial que acontece ano que vem, em Nova York, que vai tratar da questao da discriminaçao no mundo.

Durante a viagem, Vicentinho irá se encontrar com Nelson Mandela, quando entregará a ele o título de cidadao saobernardense, de autoria do vereador José Ferreira (PT) e aprovado na Câmara em agosto de 1990.

O principal assunto na pauta da reuniao entre Vicentinho e Mandela deverá ser a questao do preconceito racial. A viagem à Africa é a última de uma série que o petista vem fazendo pela CUT a diversas cidades do mundo para conhecer a soluçao de problemas parecidos com os existentes no Brasil e que poderiam ser implementados aqui.

Entre as viagens já realizadas, o sindicalista visitou nos Estados Unidos as cidades de Detroit, Atlanta e Stone Mountain. Na Europa, conheceu projetos em Zaa Dann (Holanda), Wohlfsburg (Alemanha) e Nápoles (Itália). "Essas viagens foram muito importantes para poder conhecer experiências de sucesso. Em Stone Mountain, por exemplo, há uma represa muito parecida com a Billings", explicou.

Em relaçao à sua saída da presidência da CUT, Vicentinho disse que deixa a Central muito feliz com as melhorias que conseguiu. "Hoje temos uma sede própria totalmente computadorizada e outras oito estaduais", afirmou. O aumento da representatividade é outro ponto que agrada o sindicalista. "Quando entrei na presidência eram 2.240 sindicatos filiados, hoje sao 3.010. O número de trabalhadores que representamos também aumentou. No início, eram 5,2 milhoes de trabalhadores, atualmente sao 6,9 milhoes. Isso mostra o bom trabalho que fizemos", disse.

Mas, de todos os compromissos, há um que o petista nao abre mao. É o curso da faculdade de Direito que faz desde o ano passado na Uniban (Universidade Bandeirantes), em Sao Bernardo. "Deixei a presidência da CUT para me dedicar à campanha, mas da faculdade eu nao saio de jeito nenhum", declarou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;