Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quantos ossos tem o corpo humano?

O esqueleto humano possui 206 ossos, que fornecem suporte e fixação aos músculos

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
26/12/2021 | 00:03
Compartilhar notícia
Divulgação


O esqueleto humano de uma criança possui 270 ossos. Com o passar dos anos e com o crescimento natural, esse número cai e na fase adulta, o esqueleto passa a ter apenas 206 ossos. Isso acontece porque alguns dos ossos se unem no decorrer do crescimento e de todo o desenvolvimento.

Além de fornecerem suporte e fazerem pontos de fixação para os músculos, os ossos são de extrema importante para o corpo. Eles ainda apoiam e protegem órgãos como o coração e o pulmão, por exemplo.

Os ossos também guardam minerais como o cálcio e se em algum momento o nosso corpo precisar de mais cálcio, são eles que pode fazer essa liberação. 

Diante de todas as funções do osso, nele ainda está a medula óssea, que é responsável por produzir o nosso sangue. Ou seja, é impossível viver sem os ossos!

Se pararmos para pensar, qual será o maior osso do corpo humano? O maior osso é do fêmur. Ele é longo, forte e fica na coxa. O fêmur nos ajuda a ficar de pé e a andar. 

Por outro lado, o menor osso do corpo humano se chama estribo. Ele fica mais pra cima do corpo, no ouvido, ele é tão pequeno que, para se ter uma ideia, mede aproximadamente 2,5 milímetros e mesmo assim, precisamos muito dele.

O corpo humano tem quatro diferentes formatos de ossos, dentre os 206 que os adultos têm. 

Existem os longos (inclusive o fêmur é um bom exemplo), os curtos, que são os ossos do punho, além dos planos, que são as costelas e os irregulares, como as vértebras, que são os ossos que fazem parte da nossa coluna. 

O esqueleto humano ainda pode ser dividido em duas porções: o esqueleto axial e o apendicular.

O axial contém o crânio, o osso hioide, que é um osso sem articulação que fica localizado na região do pescoço, as vértebras, costelas e o esterno, o osso achatado localizado na parte anterior do tórax.

Já o apendicular é formado pelos membros superiores, braço, punho, por exemplo, membros inferiores, como o joelho, a cintura escapular, que é formada pela clavícula e a cintura pélvica. 

Após saber de tudo isso, é importante também lembrar de que o exercício físico é fundamental para manter nossos ossos maiores e mais fortes, então, qualquer atividade física é válida para a saúde de todos os nossos ossos.

Consultoria da ortopedista pediátrica do HSPM (Hospital do Servidor Público Municipal) São Paulo, Natasha Vogel 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;