Economia Titulo
Piva reprova utilizaçao dos recursos da privatizacao
Do Diário do Grande ABC
22/01/2000 | 13:04
Compartilhar notícia


O presidente da Federaçao das Indústrias do Estado de Sao Paulo (Fiesp), Horácio Lafer Piva, afirmou que, embora pareça razoável destinar recursos da privatizaçao para abater a dívida pública, o governo deveria aplicar parte do dinheiro arrecadado nos leiloes na área social e em projetos que estimulem a produçao e as exportaçoes do país. "Considerando que a economia volta a se aquecer no Brasil e no mundo, o governo pode aplicar os recursos onde o retorno do investimento é melhor", afirmou.

Segundo Piva, nao é razoável que o país se obrigue a vincular 100% dos recursos originários das privatizaçoes das estatais ao pagamento da dívida pública, quando o governo pode aproveitar o momento econômico para investir em áreas que elevem o potencial do Brasil ao de grandes países. "Nao podemos seguir linha dogmática. O Brasil deve pagar suas dívidas, mas nao pode deixar de investir", avaliou. "Quando da desvalorizaçao do real, no início de 1999, todos pensaram que o mundo ia acabar. No entanto, o Brasil provou sua capacidade de recuperaçao", disse Piva.

Para o presidente da Fiesp, nao se pode dizer que existe algum confronto entre o ministro Alcides Tápias, do Desenvolvimento, e o ministro da Fazenda, Pedro Malan, defensor do resgate da dívida pública com recursos dos leiloes. "O papel do ministro Tápias é de defensor do desenvolvimento com justiça social. Acredito, entao, que Alcides Tápias e Pedro Malan chegarao a um acordo sobre quanto deverá ser investido no país e quanto será reservado para pagar dívida", disse.

Horácio Piva reconhece que a realizaçao das privatizaçoes era inevitável, porque o governo nao tinha mais condiçoes de manter as empresas e nem de investir mais naqueles setores. Ele concordou com a opiniao do coordenador do Grupo de Política Industrial da federaçao, Roberto Jeha, de que, financeiramente, as privatizaçoes foram mal formuladas. Mas reitera: "Nao adianta, agora, chorar pelo que já aconteceu. Temos que fazer com que, daqui para frente, as privatizaçoes sejam mais bem negociadas", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;