Automóveis Titulo Volkswagen
EUA ganham Passat exclusivo
Wagner Oliveira
Enviado a Detroit
12/01/2011 | 07:16
Compartilhar notícia




A Volkswagen quer aproveitar ao máximo o vacilo que General Motors e Toyota cometeram para assumir de vez a liderança na venda da indústria automobilística mundial. Por isso, o CEO da marca alemã, Martin Winterkorn, atravessou o Oceano Atlântico para anunciar pessoalmente em Detroit a produção de um novo Passat no Tenesse, Estado duramente afetado pela crise que aniquilou unidades e empregos nos Estados Unidos há dois anos.

A Volks sabe que, sem ganhar corações e mentes dos norte-americanos, dificilmente terá fôlego para conquistar e se manter no topo. Apesar dos esforços dos últimos anos, a VW ainda não tem nome suficientemente forte nos Estados Unidos, onde consumidores consideram o custo de manutenção da marca um problema. A producão do novo Passat é um passo decisivo para tentar mudar essa percepção.

O Passat que Winterkorn anunciou com toda pompa em Detroit não é o mesmo Passat da Europa, revelado no Salão de Paris no ano passado e que chega ao Brasil ainda no primeiro trimestre.

A grande diferença está nas dimensões - maiores para atender ao gosto do consumidor norte-americano. O modelo que entra em produção em agosto nos Estados Unidos mede 4,86 metros, contra 4,77 metros do europeu. Completamente recriado, tem distância entre os eixos de 2,80 metros e largura total de 1,83 metro.

Mesmo maior, o Passat norte-americano mantém o DNA do design alemão, que não arrisca mudanças bruscas. A dianteira do modelo apresenta a nova face, mas sem fugir do visual que caracteriza a marca, com elementos horizontais predominantes, realçada pela grade e os faróis.

A versão básica conta com motor 2.5 a gasolina de cinco cilindros e 170 cv. Com transmissão manual, o propulsor acelera o sedã até 100 km/h em 8,2 segundos. A Volkswagen espera que cerca de dois terços dos compradores do Passat optem por esta versão, caracterizada pelo alto torque de 24 mkgf a 4.250 rpm. Ainda há opção de bloco a diesel com 140 cv e um seis cilindros a gasolina de 280 cv.

No aspecto de segurança, o novo Passat conta com sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ESP, (programa eletrônico de estabilidade), ABS com assistência de frenagem, assistência de partida em subidas (Hill Climb Assist), além de seis air bags.

O lançamento no mercado será em meados de agosto, com vendas antecipadas iniciando na metade de julho. O novo Passat custará na faixa dos US$ 20 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;