Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Encontro para formação da Alca termina sem acordo


Do Diário OnLine
Com AFP

07/02/2004 | 11:04


A reunião do Comitê de Negociações Comerciais para a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) terminou sem acordo na noite de sexta-feira em Puebla, no México. Os negociadores não chegaram a um acordo quanto aos subsídios às exportações e aos produtos agrícolas. Uma nova rodada de conversas deve ser agendada para os próximos dias.

As negociações se concentraram principalmente nas propostas apresentadas pelo Mercosul e por um grupo de 14 países liderado pelos Estados Unidos, Canadá e México. A primeira pede a eliminação de tarifas para todos os produtos do bloco comercial e o fim dos subsídios à exportação agrícola, inclusive créditos a taxa subsidiada e seguros para exportações. Porém, os EUA deixaram claro que não vão negociar seus apoios domésticos à agricultura.

"As delegações necessitam de mais tempo... todos devemos consultar nossos governos e debatermos os temas internamente", destacou um comunicado oficial da reunião. "Para facilitar esse processo, os co-presidentes concordaram em suspender o Comitê de Negociações Comerciais (CNC) e voltar a convocá-lo durante a primeira semana de março em Puebla", ressaltou o texto.

As negociações para a criação da maior área de livre comércio do mundo, com mais de 870 milhões de consumidores, começaram em 1994 e, a princípio, devem terminar em janeiro de 2005.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;