Turismo Titulo
Bananas, bonde e carros antigos são atrações no litoral
Heloísa Cestari
Do Diário do Gerane ABC
14/05/2003 | 19:12
Compartilhar notícia


A diversão já está garantida para quem planeja passar o próximo fim de semana na Baixada Santista. Eventos, pelo menos, não faltarão para agitar a estada. São Vicente, Guarujá e Santos oferecem atrações, que vão de festa de banana e chocolate, a feira de carros antigos e exposição fotográfica.

São Vicente – Começa sexta-feira a 1ª Expobanana e Festa do Chocolate da cidade de São Vicente, no litoral sul de São Paulo. O evento será realizado no Horto Municipal às sextas-feiras, sábados e domingos até o próximo dia 1º de junho, com entrada franca.

Além de doces, bananadas, compotas, chips e outras especialidades feitas a partir da fruta, o evento contará com uma curiosa atração gastronômica: o peixe azul, que pode ser garopa ou pescada amarela preparada com banana verde. O prato será feito pela culinarista Benedita Correia Moraes Passo, 62 anos, que se prontificou a ensinar a receita aos interessados. A Festa do Chocolate, por sua vez, contará com fondues, bolos, tortas e toda a variedade que o chocolate oferece aliado ao produto principal: a banana.

Graças às plantações concentradas no Vale do Ribeira e na Baixada Santista, São Paulo é hoje o terceiro maior Estado produtor de banana do Brasil, perdendo apenas para Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Em 2002, o país exportou mais de 241 mil toneladas do produto, gerando cerca de US$ 33,5 milhões aos cofres nacionais.

Santos – Depois de ser restaurado e receber a aprovação dos turistas que visitam o Centro Histórico de Santos, o bondinho da cidade ganhou ares de estrela também entre os flashes do meio cultural. Até o próximo sábado, ele será a vedete de uma exposição fotográfica na praça Paulo Viriato Corrêa da Costa (antiga Ilha de Conveniência), que também exibirá peças do bonde elétrico.

O objetivo é resgatar a memória do antigo veículo, que circulou entre 1909 e 1971. Naquela época, ele garantiu ao município a honra de possuir o bonde elétrico mais moderno da América Latina.

A mostra tem entrada gratuita, e estará aberta à visitação das 9h às 19h desta quinta e sexta-feira, e das 9h às 20h no sábado. Depois da visita, outra boa sugestão de passeio é conferir de perto o passeio na Linha Turística do bonde, que sai da praça Mauá de terça-feira a domingo, das 11h às 17h, ao custo de R$ 0,50 por passagem.

Guarujá – Neste fim de semana, a praia da Enseada, no Guarujá, será testemunha de uma verdadeira viagem automotiva no tempo. O motivo é o III Encontro de Carros Antigos, que exibirá relíquias como o carro fúnebre que transportou o corpo de Santos Dumont na ocasião de sua morte entre outros 150 veículos originais guardados com esmero pelos colecionadores e amantes do mundo sobre quatro rodas.

Paralelamente ao evento, haverá uma exposição de carros antigos em miniatura e shows de músicas da época, além de coleções em tamanho normal de alguns sócios do Clube de Carros Antigos da Baixada Santista e peças raras do Museu de Carros Antigos de São Paulo.

A exposição será realizada na Praça Horácio Lafer (avenida Miguel Stéfano, Tejereba) das 10h às 20h no sábado e das 10h às 17h no domingo. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (0XX13) 3355-1232.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;