Economia Titulo Sindicato
Rhodia irá anunciar PDV em unidade química na região
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
30/11/2013 | 07:44
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Entre segunda e terça-feira, os 63 funcionários da Rhodia Química de Santo André ficarão sabendo quais alternativas terão depois do anúncio do grupo belga Solvay, na semana passada, sobre o fechamento da unidade. A ideia é concentrar suas operações em Itatiba, perto de Campinas. 
 
Até então, o que se sabia era que a multinacional tinha a intenção de convidar os trabalhadores da planta fabril do Grande ABC para trabalhar no Interior – onde há 38 colaboradores –, em processo de transferência que deve levar de um ano e meio a dois anos. 
 

Mas, segundo o diretor do Sindicato dos Químicos do ABC e secretário da regional de Santo André, Nilton Nunes de Brito, o Tijolinho, a empresa informou que entre segunda e terça irá mandar representantes até o sindicato a fim de conversar sobre o pacote demissional, conhecido por PDV (Programa de Demissão Voluntária). “Esperamos poder contribuir com a decisão dos benefícios oferecidos pela empresa para aqueles que não desejam ir para o Interior.”

Segundo ele, a companhia deve abrir a possibilidade de remanejar os colaboradores nas outras fábricas do grupo: Rhodia Poliamida (que faz fios têxteis) e a Acetow, que produz filtros para cigarros – as quais a Solvay deve manter abertas. As duas plantas, que geram 1.300 postos de trabalho atualmente, receberam investimentos para modernização e ampliação nos últimos anos. 
 

No entanto, serão analisadas as características do trabalhador e as possíveis vagas para a transferência às unidades do Grande ABC.

HISTÓRICO

O fechamento da Rhodia Química é decorrente da nova aquisição da Solvay: a Erca, que atua no mesmo segmento, localizada em Itatiba, por R$ 100 milhões. 

A decisão de encerrar a atividade em Santo André, segundo a companhia, se deve ao fato de que a Erca tem tecnologia de ponta nessa área, e esses ativos industriais darão à Rhodia a escala necessária para ampliar sua produção e atender à demanda crescente dos mercados.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;