Economia Titulo
Mitsubishi busca novos parceiros tecnológicos
Do Diário do Grande ABC
24/01/2000 | 13:17
Compartilhar notícia


Executivos da Mitsubishi Motors Corp. estao negociando uma possível aliança tecnológica com a Ford Motor Co. ou a DaimlerChrysler AG para o desenvolvimento da próxima geraçao de carros da empresa.

Segundo a ediçao desta segunda-feira do Asahi Shimbun, diretores da companhia esperam que o acordo esteja concluído em março. Sem citar fontes, o diário avalia que as conversaçoes poderiam eventualmente exigir que a quarta maior fabricante de automóveis do Japao venda uma parcela minoritária de seus negócios.

O porta-voz da Mitsubishi, Fumio Nishizaki, admitiu que a empresa está discutindo ``várias' parcerias tecnológicas com outras montadoras, que ele nao quis citar quais sao. Sobre a possibilidade de a companhia vender uma participaçao a algum parceiro, Nishizaki disse que essa estratégia nao se inclui nos planos da companhia, mas acredita que a diretoria poderia considerar um passo necessário para ``fortalecer a aliança posteriormente'.

O anúncio vem a tona oito meses depois de a Nissan Motor Corp. ter vendido 36% da empresa para a francesa Renault SA, num acerto de US$ 5,4 bilhoes que os analistas esperam irá acelerar o ritmo da restruturaçao da indústria automobilística japonesa. Em maio do ano passado, a Mitsubishi Motors compôs uma aliança com a sueca AB Volvo, para a produçao de caminhoes e ônibus. A Ford controla 33% da japonesa Mazda Motor Corp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;