Política Titulo
Anderson volta à Câmara amanhã

PMN estadual tentará resgatar mandato de Berê do Posto no Legislativo de Ribeirão; com liminar, o social-cristão conseguiu retomar cadeira

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
27/05/2014 | 07:11
Compartilhar notícia


A direção estadual do PMN classificou como incoerente a decisão do presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), Antônio Carlos Mathias Coltro, em devolver o mandato do vereador de Ribeirão Pires a Anderson Benevides (PSC). O parlamentar havia sido cassado por infidelidade partidária em abril, mas na semana passada o tribunal concedeu liminar para que o social-cristão recorresse da condenação sem precisar se afastar do Legislativo. Ele volta na sessão de amanhã.

Vice-presidente do diretório paulista do PMN, Thelma Zayra Albano afirmou que a legenda tentará reverter o processo e devolver o mandato à primeira suplente do partido, Berê do Posto. “É, no mínimo, incoerente (a decisão do TRE-SP), uma vez que a decisão pela cassação do mandato foi unânime. É incompreensível o fato de o tribunal condená-lo e, posteriormente, conceder uma liminar. Vamos recorrer”, afirmou a dirigente.

Anderson retornará efetivamente aos trabalhos legislativos amanhã, durante a sessão. O ex-peemenista, no entanto, já retornou ao gabinete. Sobrinho do prefeito Saulo Benevides (PMDB), ele trocou o PMN pelo PSC em 2013 para ser candidato a deputado federal em outubro. “A legislação é clara, o mandato é do partido”, completou Thelma.

Coltro concedeu liminar a Anderson acatando a alegação do parlamentar de possíveis prejuízos moral e financeiro caso o social-cristão conseguisse reverter a condenação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E, embora o magistrado tenha suspendido a cassação do mandato até que o caso seja julgado em Brasília, a decisão tem caráter provisório, podendo ser derrubada a qualquer momento.

PASSAGEM TÍMIDA
Berê do Posto deixou o Legislativo ainda na semana passada. A ex-parlamentar ficou cerca de um mês na Casa e sua atuação foi tímida, já que não apresentou nenhum projeto nem cultivou o uso da tribuna durante as sessões. Sem intimidade com a vereança – candidatou-se pela primeira vez em 2012 –, a peemenista foi favorável a todos os projetos enviados pelo Executivo, embora não se considerasse governista.

Mesmo cassado, Anderson continuou asfaltando sua pré-candidatura à Câmara Federal e, inclusive, realizando prestação de contas do mandato. Berê do Posto não foi encontrada para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;