Economia Titulo
Brasil cria quase 2 milhões de empregos em 2007
Da Agência Brasil
07/01/2008 | 07:19
Compartilhar notícia


O bom desempenho da economia em 2007 refletiu diretamente nas contratações com carteira assinada.

Números consolidados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que, entre janeiro e novembro, foram criados 1.936.806 de postos de trabalho.

A pasta ainda não fechou o desempenho de dezembro.

As contratações com carteira assinada no período superam todo o ano de 2006, que também teve balanço positivo. Naquele ano, foram registrados 1,2 milhão de trabalhadores que saíram do mercado informal.

Os setores que registraram os maiores volumes de contratação com carteira assinada foram serviços, indústrias de transformação e comércio.

Algumas decisões tomadas pelo Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como a redução da taxa de juros para financiamentos da casa própria e a ampliação dos limites de renda e de valor do imóvel a ser adquirido, ajudaram a impulsionar a construção civil, importante setor de contratação de mão-de-obra não qualificada.

No caso de financiamentos de imóveis para famílias com renda entre R$ 3,9 mil e R$ 4,9 mil, os juros foram reduzidos de 8% para 6,5% ao ano. O conselho também baixou de 6% para 5% os juros anuais para obras do programa Pró-Moradia, dirigido à população de baixa renda.

Outra medida que beneficiou diretamente a construção civil foi a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS para pagar até 80% do valor da prestação dos imóveis financiados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;