Cultura & Lazer Titulo
Morre o pintor espanhol Esteban Vicente
Das Agências
11/01/2001 | 10:34
Compartilhar notícia


O pintor espanhol Esteban Vicente, um dos principais representantes do expressionismo abstrato, morreu quarta-feira à noite em Nova York aos 97 anos, anunciou nesta quinta-feira sua representante na Espanha, a galeria Elvira González.

Esteban Vicente, que morava nos Estados Unidos desde 1939 e tinha a nacionalidade norte-americana, havia sido hospitalizado há uns dias em razão de graves problemas respiratórios.

O pintor nasceu em Turégano, perto de Segovia (Centro da Espanha), no dia 20 de janeiro de 1903, Vicente estudou escultura na Academia de Belas Artes de San Fernando em Madri. Em 1929, se instalou em Paris, onde fez amizade com Picasso e Max Ernst.

Combateu por pouco tempo nas fileiras republicanas no início da guerra civil espanhola (1936-1939), até exilar-se nos Estados Unidos.

Membro da escola de Nova York, Vicente foi um dos pioneiros do expressionismo abstrato, junto com Pollock, De Kooning, Kline e Rotko.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;