Cultura & Lazer Titulo Agenda
Celebração da música

Concerto grátis hoje em São Bernardo faz homenagem ao maestro João Carlos Martins

Marcela Munhoz
26/06/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréia Vital/Divulgação


 Para algumas pessoas, a arte é remédio, salvação e elixir. O maestro João Carlos Martins toma várias doses por dia de música e consegue demonstrar a paixão que tem por sua profissão só de falar sobre ela e sobre todos os projetos que a envolvem. O Orquestrando São Paulo – cuja missão é agregar o máximo de orquestras do Estado (já são mais de 200) por meio de seus regentes – é um deles.

“A importância do Orquestrando é fazer com que o artista que se aposentou tenha vontade de tirar o instrumento do armário e voltar a ser parte de formação musical. Cada vez que vejo isso acontecer me emociono e me convenço de que está dando certo”, conta Martins, ao Diário.

Hoje, a partir das 20h, no Teatro Senai São Bernardo, o maestro será homenageado por um de seus “braços direitos” do projeto, como ele mesmo gosta de definir. Julio Versolato, regente titular e fundador do Mica (Movimento de Integração e Conscientização Artística) vai apresentar com sua orquestra o concerto gratuito A Música Venceu. Ele foi convidado por João Carlos Martins em agosto de 2017 para integrar o Orquestrando.

“Sou músico há mais de 35 anos e venho de família de músicos. Nossa batalha é diária e nossas frustrações também, mas há algo maior que impede que abandonemos tudo isso, é nossa missão. O exemplo de superação do maestro João Carlos Martins me inspirou e inspirou também todos os músicos da orquestra em aceitar o desafio e chegarmos até esse primeiro concerto da Orquestra Versolato com a parceria e apoio do Orquestrando São Paulo”, resume Versolato.

A ideia da apresentação de hoje é mostrar que uma orquestra pode se reinventar e estar sempre ao alcance da sociedade. “Queremos resgatar a autoestima e bem-estar social do músico, além da valorização da profissão, por meio da participação de todos”. Para ajudar na missão, o concerto contará com a participação de artistas do Grande ABC, que apresentarão vários estilos e ritmos. Farão parte do espetáculo a soprano Amanda Souza, o violonista Robson Miguel, o multi-instrumentista Cantor Russo e o pianista Fernando Britto.

A Música Venceu: Orquestrando São Paulo – Concerto. No Teatro do Senai Mario Amato – Avenida José Odorizzi, 1.555, em São Bernardo. Hoje, a partir das 20h. Entrada gratuita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;