Política Titulo
Aidan é o 1º prefeito
recebido por Alckmin
Lola Nicolas
Do Diário do Grande ABC
20/01/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


O prefeito Aidan Ravin recebeu boas notícias no encontro inesperado com o governador Geraldo Alckmin, ontem em São Paulo. O tucano, que até então não havia recebido nenhum chefe de Executivo, prometeu empenho do Estado na construção de três piscinões no Grande ABC (dois deles em Santo André), liberação de recursos para recapeamento e muro de contenção na Avenida dos Estados e investimento do CDHU para reduzir o deficit habitacional.

O governador agendou para hoje encontro de Nilson Bonome, supersecretário de Santo André, com Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente, para discutir a reabertura total do aterro sanitário.

Aidan e Bonome foram ao Palácio dos Bandeirantes para reunirem-se com Sidnei Beraldo, chefe da Casa Civil. Surpreendentemente, foram avisados que quem os receberia seria Geraldo Alckmin. Foi o primeiro encontro do governador com um prefeito desde que assumiu o Estado.

 "Tínhamos dois assuntos a tratar com o Beraldo. E o fizemos diretamente com o governador, que se mostrou muito prestativo e empenhado em ajudar Santo André em obras de contenção das enchentes. Pediu-nos para apresentar as áreas disponíveis para a construção dos piscinões", revelou Bonome.

Santo André dispõe de terrenos na região do Jaçatuba (perto do posto Cabeça Branca) e próximo ao Parque da Juventude, na Vila Silvestre. Projetos para a construção desses reservatórios estão prontos na Prefeitura, que, inclusive, solicitou recursos do governo federal, mas não obteve êxito.

AVENIDA

Sobre a Avenida dos Estados, a Prefeitura usou dinheiro do Tesouro para fazer barramento e muros de contenção, causando impacto no Orçamento do Semasa. "O governador não falou em números, mas pode ser que nosso investimento (R$ 15 milhões) seja reposto pelo Daee", disse o secretário.

Na conversa, o prefeito Aidan soube do tucano que o Estado tem como bandeira minimizar os problemas de deficit habitacional, reduzindo drasticamente a ocupação de morros e de áreas de risco. Santo André tem carência de 18 mil moradias, por isso, a administração já prepara projeto para ser encaminhado ao governo estadual para erguer 8.000 residências. A Prefeitura tem 7.000 pessoas cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Se conseguir as demais junto ao Estado, a situação ficaria praticamente sanada na cidade.

ATERRO

Hoje à tarde, Nilson Bonome estará com Bruno Covas, recém-empossado secretário de Meio Ambiente, para tentar desatar o nó que envolve o Aterro Sanitário de Santo André, único do Grande ABC que é municipal. Em funcionamento desde 1986, o aterro, no bairro Cidade São Jorge, teve sua vida útil esgotada no final de 2009. Em maio de 2010, o local foi interditado pela Cetesb, até que o Semasa obtenha licença de operação da parte do terreno que foi ampliada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;