Política Titulo
Petistas do ABC homenageiam as mulheres
Juliana Finardi
Do Diário do Grande ABC
08/03/2001 | 00:05
Compartilhar notícia


  Vereadores petistas de São Caetano, São Bernardo, Diadema e Mauá, juntamente com o deputado estadual Wagner Lino (PT-São Bernardo), vão distribuir na região, entre esta quinta e sábado, 30 mil folhetos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Os panfletos contêm informações sobre saúde, emprego, violência e direitos das mulheres.

“O objetivo é fazer com que as pessoas, mesmo depois de passado o nosso mandato, comecem a caminhar com suas próprias pernas no que diz respeito a programas de formação e informação para as mulheres”, afirmou Lino.

Além do deputado, assinam o folheto os vereadores Vera Severiano (São Caetano), Antonio Carlos da Silva, o Toninho da Lanchonete (São Bernardo), Irene dos Santos (Diadema) e Rogério Santana (Mauá) com seus endereços e telefones. “São pessoas comprometidas com as questões da mulher. Queremos ampliar esse leque de trabalho com todos os vereadores que têm sintonia com o trabalho relacionado a mulher. Isso (folheto) é só um primeiro material e queremos avançar para uma organização mais concreta. Não queremos somente uma pessoa que assine, mas um grupo que realmente se empenhe com a causa”, disse o deputado.

Lino explicou, ainda, o início de seu trabalho na área. “Desde o meu primeiro mandato como vereador em São Bernardo tenho uma atenção muito especial com relação a mulher porque não existe luta de transformação social que não incorpore a mulher”, disse, acrescentando que 53% da sociedade brasileira é composta por mulheres.

O folheto traz endereços de delegacias da mulher em São Bernardo, Diadema e Mauá. “Nada justifica a mulher ser maltratada pelo homem. Nada justifica uma mulher tolerar maus tratos ou agressões. Atualmente existem canais para a denúncia, assistência e prevenção que podem, e devem, ser acionados em caso de violência”, diz o folheto.

O material também informa alguns procedimentos que devem ser adotados como prevenção na saúde da mulher. No que diz respeito ao trabalho, apresenta o diagnóstico das diferenças nos salários, das discriminações e a luta das mulheres pelo emprego.

Durante seu mandato como vereador em São Bernardo, Lino chegou a instaurar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara para realizar um estudo da situação da violência na cidade. Uma equipe analisou todos os boletins de ocorrência registrados na delegacia da mulher de março de 1992 a setembro de 1993.

O deputado também afirmou que o PT instituiu uma regra que exige a participação de mulheres em 30% das direções do partido.

Em São Bernardo, o material será distribuído às mães que têm filhos na rede de educação municipal (creches e outros). Em Mauá, haverá distribuição no Parque das Américas. Em Diadema, o folheto será distribuído na sessão solene em comemoração ao dia 8 de março e nas tendas temáticas que serão organizadas em vários bairros da cidade pela vereadora Irene. Em São Caetano, a vereadora Vera pretende apresentar um projeto que institui a semana da mulher na cidade.

Também haverá distribuição de folhetos na Praça Ramos, em São Paulo, durante ato organizado pelo Fórum do Movimento das Mulheres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;