Política Titulo Santo André
Aidan cai e Grana reduz diferença

Socialista perde margem, mas continua acima
do atual prefeito; Paulinho encosta em Salles

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
02/08/2015 | 12:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Cinco meses após o primeiro levantamento, o ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) perdeu margem de diferença, mas prossegue na frente do atual chefe do Executivo Carlos Grana (PT), que manteve patamar na cidade, conforme a segunda rodada de intenção de voto realizada pelo DGABC Pesquisas, encomendada pelo Diário. Na oposição, o socialista caiu nos dois cenários projetados na sondagem estimulada (quando o eleitor observa disco com o nome dos pré-candidatos). No primeiro estudo, ele saiu de 24,5% para 21,8% contra 15,5% do petista, número idêntico ao anterior. No segundo, com outros postulantes, oscilou de 24% para 21,3%, enquanto o postulante do PT foi de 14,5% para 15,5%.

Os números retratam ainda panorama de rivalidade entre Aidan e Grana, assim como se deu na disputa de 2012, embora com mudanças pontuais na conjuntura municipal. Ex-secretário de Cultura da gestão Grana, Raimundo Salles (PPS) continua na terceira colocação, porém, com queda de 13% para 9,3% em uma das listas – na outra de 12,3% para 11,3% –, e vê o ex-vereador Paulinho Serra (PSD) encostar na corrida. O pessedista é quem protagonizou neste período a principal alteração no contexto da esfera local ao pedir exoneração do governo andreense e deixar a Pasta de Obras, aparecendo agora com 6,3% ante os 6%.

O vereador Ailton Lima (SD) consta na sequência do ranking com 4,3%, índice semelhante do passado no cenário com Paulinho no páreo, faltando um ano e dois meses para o pleito, tendo o colega de Câmara Almir Cicote (PSB) na cola, com 3,3% do eleitorado. O também parlamentar bispo Ronaldo de Castro (PRB) angaria 2,5% – estava com 1,8%. Já no panorama sem o pessedista, a ex-vice-prefeita Dinah Zekcer (PTB) possui 3,8%, saindo do nível de 5,3%. Ainda nesta análise, o ex-vereador Marcelo Chehade (PSDB) varia positivamente de 0,3% para 1,3%.

Dentro do quadro, 28% dos munícipes falam que vão votar branco, nulo ou em ninguém. E 9,5% ainda não sabem em quem confiar o voto. Na espontânea, Grana encabeça com 5,8%. Aidan tem 1,8% e Paulinho fica com 1,3%. Salles e Fabio Picarelli (próximo do DEM) surgem com percentual de 0,5%, ao lado de Cicote e de ‘candidato do PT’. O estudo ouviu 400 pessoas. As entrevistas foram feitas na terça-feira.

No índice de rejeição, apesar de queda, o petista lidera com 26,8%, e o ex-prefeito 21,3%. Salles aparece com 6,8%, Cicote 3,8% e Paulinho, 2,8%.

PARLAMENTARES

No quesito atuação parlamentar, Cicote desponta em primeiro lugar, com 2,5%. Luiz Zacarias (PTB) tem 2%, pouco acima de José de Araújo (PMDB), com 1,8%, mesma margem de Evilásio Santana, o Bahia (DEM).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;