Diarinho Titulo Bichos
Animais do Estado de São Paulo precisam de ajuda
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
18/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Martins/ Divulgação


O Estado de São Paulo tem fauna muito rica, pois possui áreas da Mata Atlântica e do cerrado. O problema é que muitos animais estão morrendo e podem desaparecer. Os principais motivos são a caça, atropelamento e, principalmente, falta de alimento, já que muitas áreas que servem de abrigo e fonte de comida para eles são destruídas pelas pessoas. No total, 487 espécies estão ameaçadas de extinção.

Para que pudéssemos conhecer melhor esses animais, o fotógrafo Ricardo Martins publicou o livro Mini Enciclopédia da Fauna do Estado de São Paulo, com orientação da bióloga Renata Zimmermann, trazendo belíssimas fotos e informações importantes. Nem todas as espécies publicadas estão desaparecendo, mas todas são ameaçadas pela presença do homem. 

Podemos ajudá-los com simples atitudes, como não jogar lixo no chão, preservar as árvores (principalmente as que dão frutos e servem de alimento), não comprar animais silvestres ou alimentá-los, pois tornam-se dependentes dos humanos e deixam de procurar comida na natureza.

Saiba mais sobre alguns dos bichos que vivem tão perto de nós e correm perigo. Caso veja um pelas matas, não se aproxime. Admire-o de longe para que não se assuste e acabe lhe machucando. Ou, então, para que o bichinho não passe a confiar nos humanos, já que alguns podem ser malvados.


MACACO MURIQUI
CARACTERÍSTICAS – É o maior primata da América do Sul. Os machos pesam cerca de 15 kg e as fêmeas cerca de 12 kg. Quando estão pendurados, podem medir até 1,5 m de altura. Sua pelagem é bege e seu rosto parece coberto de fuligem, por isto também é chamado de mono-carvoeiro.
ONDE VIVE – Habita a cidade de São Paulo e o distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos. Também é encontrado nas matas de Minas Gerais e na Serra do Mar no Rio de Janeiro.
O QUE COME – É herbívoro, ou seja, alimenta-se de folhas, frutos, flores e sementes.
AMEAÇAS – Na natureza, são presas de onças, jaguatiricas e águias-reais. Também é comum serem vítimas de caça ilegal e destruição do habitat.
REPRODUÇÃO – Os machos podem começar a se reproduzir aos 5 anos e meio. Já as fêmeas, em geral, esperam até os 11 anos. A mãe carrega um único filhote na barriga por entre 7 e 8 meses e meio. O bebê é muito dependente dos pais e permanece nas costas da fêmea até os 2 anos de vida, quando deixa de mamar.

 

SAGUI-DA-SERRA-ESCURO
CARACTERÍSTICAS – Possui coloração escura, entre castanho e preto. Sua cauda parece um anel com as cores preto e cinza. O rosto costuma ser branco e, por causa do formato, é conhecido como sagui-caveirinha. Possui tufos brancos nas orelhas. Seu corpo é pequeno, pesando cerca de 300 g.
ONDE VIVE – É encontrado somente na Mata-Atlântica, principalmente em regiões montanhosas de São Paulo, Rio de Janeiro e Sudeste de Minas Gerais.
O QUE COME – Alimenta-se principalmente de insetos, frutas, sementes, gomas e fungos.
AMEAÇAS – Gavião-pega-macaco, o mamífero Irara, serpentes, aves de rapina e pequenos felinos são seus predadores. Caça ilegal e destruição do habitat também oferecem riscos.
REPRODUÇÃO – As fêmeas têm período de gestação de 138 a 170 dias, com o nascimento de um ou dois filhotes.

TARTARUGA-CABEÇUDA
CARACTERÍSTICAS – Tem cabeça grande com fortes mandíbulas. Sua carapaça é em formato de coração, com tonalidade marrom-avermelhada e tons de oliva (tipo verde). Possui de 85 cm a 100 cm de comprimento e cerca de 135 kg.
ONDE VIVE – Pode ser encontrada em quase todas as áreas temperadas e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. No Estado de São Paulo, costumam aparecer em Ubatuba.
O QUE COME – Moluscos, mexilhões e caranguejos são seu principal alimento.
AMEAÇAS – Jacaré, onças, aves de rapina e gaivotas costumam comer os ovos e os filhotes de tartaruga-cabeçuda. Também são vítimas de redes de pesca e poluição no mar.
REPRODUÇÃO – Na época da reprodução, os machos vão até as praias em busca de uma parceira. A fêmea coloca cerca de 120 ovos, que são chocados por até 60 dias. Os filhotes costumam quebrar a casca durante a noite e seguir em direção ao mar.

ARAÇARI-BANANA
CARACTERÍSTICAS – Da mesma família do tucano, possui 35 cm de comprimento, tem bico cor de oliva (tipo verde) com base vermelha, plumagem amarelada no peito e oliva-escuro na região superior e das asas. Para dormir, eleva a cauda e cobre a cabeça.
ONDE VIVE – É encontrado em diversos Estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, além da Argentina e Paraguai. O QUE COME – Alimenta-se especialmente de frutos, insetos, ovos e filhotes de outras aves.
AMEAÇAS –Sofre com caça ilegal, destruição do habitat e desmatamento.
REPRODUÇÃO – Constrói ninhos em lugares ocos e bota em média de dois a quatro ovos.

TAMANDUÁ-BANDEIRA
CARACTERÍSTICAS – É o maior entre as espécies, com focinho longo, de até 45 cm. Tem 100 cm a 120 cm de comprimento e cauda de 65 cm a 90 cm. Pesa de 18 kg a 39 kg. Tem pele espessa, pelagem marrom com listras pretas e brancas nos ombros, além de uma crista de pelos ao longo das costas. Não possui dentes e sua língua pode se estender por até 61 cm para buscar alimento.
ONDE VIVE – Habita a América Central e América do Sul.
O QUE COME – Gosta de formigas, cupins e larvas moles.
AMEAÇAS – É presa da onça-pintada e da suçuarana. Sofre com caça ilegal, incêndios e destruição de habitat.
REPRODUÇÃO – O filhote nasce depois de até 190 dias e a mãe o carrega nas costas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;