Economia Titulo
Oito companhias denunciam à UE os subsídios estatais da Alitalia
Da AFP
18/03/2005 | 11:07
Compartilhar notícia


Oito companhias aéreas européias denunciaram as práticas "comercialmente suicidas" da Alitalia, financiadas parcialmente por subsídios estatais concedidos para salvar a empresa italiana, segundo a versão eletrônica do jornal Financial Times.

Estas companhias, entre elas British Airways, Lufthansa e Iberia, enviaram uma carta ao diretor-geral da Comissão Européia e responsável pela Energia e Transportes, François Lamoureux , segundo o jornal britânico.

Os subsídios permitiram a Alitalia executar "manobras comerciais que causam graves prejuízos a suas concorrentes", lamentam as companhias.

A Alitalia, apesar de seus compromissos, aumentou fortemente suas capacidades e realizou uma política de preços muito agressiva, denunciam na carta as oito companhias aéreas. As outras signatárias da nota são a Austrian Airlines, SAS Scandinavian Airlines, Finnair, TAP Air Portugal e Hapag-Lloyd Flug.

A Alitalia passa por um rígido processo de reestruturação. Um plano de salvamento aprovado no final de 2004 prevê, principalmente, 3,7 mil demissões entre mais de 20 mil funcionários.

Para garantir a sobrevivência, a companhia italiana recebeu um crédito de 400 milhões de euros. O Estado italiano se comprometeu a reduzir sua participação a menos de 50% do capital da empresa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;