Internacional Titulo
Argentina tem protestos no aniversário do golpe militar
Do Diário do Grande ABC
24/03/2000 | 12:57
Compartilhar notícia


Os argentinos realizaram, nesta sexta-feira, diversas manifestaçoes de repúdio contra o golpe de Estado que instalou, em 24 de março de 1976, a última ditadura militar no país e destituiu do poder Isabel Perón. Os protestos foram organizados por organizaçoes de direitos humanos, estudantes e partidos políticos.

A primeira dessas manifestaçoes ocorreu no centro de Buenos Aires, quando universitários derrubaram os muros construídos pelos militares para cercar uma praça da capital. Os organizadores do protesto disseram que a demoliçao dos muros simbolizava a queda de um modelo arquitetônico repressivo. Para o final da tarde está prevista uma marcha de dois quilômetros, entre o Congresso Nacional e a sede do governo.

Isabel Perón, víuva do ex-presidente Perón, foi deposta por um triunvirato militar integrado pelo general Jorge Videla, o almirante Emilio Massera e o brigadeiro Orlando Agosti. Videla foi o primeiro dos quatro presidentes do regime militar, e atualmente cumpre prisao domiciliar pelo desaparecimento de bebês de presas políticas nascidos em cativeiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;