A quarta edição do podcast Educa+Grande ABC, que foi ao ar nesta segunda-feira (27) abordou a expectativa para a 20ª edição do tradicional Desafio de Redação. Uma iniciativa do Diário que mobiliza a região e lança olhar para o futuro das próximas gerações, além de promover o engajamento de instituições públicas e privadas.
O tema do maior concurso literário entre escolas públicas e privadas do Grande ABC foi divulgado neste mês, “O mundo em silêncio digital por um dia. E agora?” e será o foco central das ideias apresentadas no papel em formato de texto. Em edição comemorativa, o projeto distribuirá mais de R$ 2,5 milhões em prêmios e propõe aos participantes uma reflexão sobre a dependência da sociedade em relação à tecnologia e à conectividade.
Entre as premiações, 42 bolsas de estudos entre graduação e pós-graduação, com destaque para o curso de medicina, que contemplará dois estudantes que participarem do concurso. Uma das empresas que são parceiras do Desafio e do Diário e que este ano estará presente no concurso mais uma vez, a Braskem é uma das incentivadoras de ações educacionais para capacitação de novos talentos do futuro.
Responsável pelas áreas de relações governamentais, sustentabilidade e imprensa regional e com mais de 20 anos de experiência com comércio exterior, relações internacionais e governamentais, Alexandra Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem, citou os programas que a empresa vem propondo na região e que fortalecem a educação de crianças, jovens e adultos.
“A Braskem tem um trabalho de responsabilidade social forte na região e na área da educação, com projetos muito importantes para termos pessoas capacitadas para o futuro do país,” destacou. Entre os compromissos com o desenvolvimento social, ambiental e econômico do Grande ABC, a Gerente da empresa apontou que a cada ano tem ampliado o alcance de seus projetos.
Entre eles, o incentivo à leitura e ações em parcerias que levam até escolas a consciência ambiental, ao abordar temas como consumo consciente, mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para 2026, o programa contará com atividades que incluem aulas dialogadas, dinâmicas e oficinas focadas em alunos do 4º a 6º anos.
Para adultos interessados em atuar na indústria, a empresa tem ampliado seu processo de formação constante oferecendo capacitação com foco na preparação para os desafios do setor. A proposta é alinhar o conteúdo técnico às demandas reais aproximando os alunos da rotina das operações e ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Outro ponto que desperta curiosidade e o interesse de jovens estudantes é conhecer a estrutura da empresa e como funcionam seus processos. O programa de visitas monitoradas explora este ponto e é uma ferramenta essencial para fortalecer a confiança e o diálogo com a comunidade, segundo reforçou Alexandra Gioso.
O Podcast Educa+Grande ABC está disponível nos canais digitais do Diário.