Lançada há uma semana, a 20ª edição do Desafio de Redação do Diário já movimenta a região. Para este ano, a comissão do concurso escolheu o tema O mundo em silêncio digital por um dia. E agora? e, segundo o regulamento, o gênero foi classificado como livre.
Os participantes podem escolher o modelo textual de preferência, desde que o mantenham até o final. “Queremos oferecer aos estudantes opções diversificadas para expressar sua criatividade textual. Eles podem escolher a forma com a qual mais se identificam”, comentou o professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e coordenador de Avaliação do Desafio de Redação, Ricardo Carvalho de Almeida.
A professora do Centro Universitário FSA (Fundação Santo André) e também uma das corretoras do concurso, Karin Dietz, comentou que as opções são variadas. A docente explicou que a escolha permite textos narrativos, reais ou fictícios, gêneros argumentativos, como redações de vestibular, e também modelos injuntivos, como a produção de uma notícia.
“Os gêneros nos dariam condição de entender o uso social do texto. Acho que o tema dessa edição é quase um tema ficcional para os jovens. Se pensarmos na nossa vida sem essa mediação do digital, acabamos paralisando, ainda mais para uma geração que é nativa da tecnologia”, disse Karin.
A docente reforçou ainda que uma boa fonte para a construção do texto seria conversar, antecipadamente, com as gerações mais antigas. Conforme a avaliadora, coesão e coerência devem ser os principais critérios avaliados, além de criatividade e normas da língua portuguesa.
Para o coordenador de avaliação do Desafio, Ricardo Carvalho de Almeida, a expectativa para esse ano é ainda maior que na edição anterior, tanto em questão numérica quanto na qualidade e reflexão dos jovens. Em 2025, o 19º Desafio de Redação propôs o gênero textual carta, no qual os participantes foram convidados a imaginar como seria a próxima década.
INSCRIÇÕES
Em uma semana, o Diário registrou 26 escolas inscritas e aproximadamente 13 mil folhas solicitadas.
Neste ano, o concurso oferece R$ 2,5 milhões e 78 prêmios. As inscrições são feitas pelo site (www.dgabc.com.br/desafioredacao) até 31 de agosto.
LEIA MAIS: