Política Titulo Santo André
José Ricardo acusa Dinah de assediar socialistas aliados

Presidente do PSB classificou situação de bola nas costas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
01/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A aproximação da eleição municipal de 2012 tem deixado os bastidores políticos de Santo André em polvorosa. O vereador governista e presidente do PSB municipal, José Ricardo, acusou na sessão legislativa de ontem a vice-prefeita e dirigente do PTB local, Dinah Zekcer, de assediar tanto assessores de seu gabinete quanto filiados pré-candidatos. A proposta, segundo ele, gira em torno de oferecer cargos no governo ou garantia de legenda para candidatura.

Fugindo do característico tom ameno, Ricardo alega desconhecer as razões de o Executivo iniciar processo de assédio a nomes relacionados a legendas aliadas ao governo Aidan Ravin (PTB), classificando de bola nas costas. "Sou sustentação, mas não podemos consentir com essa situação de cooptação de peças. Infelizmente, tive assessor convidado para fazer parte do Executivo, bem como pré-candidatos para sair do PSB."

O dirigente socialista condenou a atitude de Dinah, avisando que haverá problemas sérios caso a ação continue. "Não posso aceitar de forma passiva", justificou Ricardo, que tem cerca de 15 cargos na gestão petebista.

O fato se tornou público após o PSB sinalizar que mantém diálogo com outras agremiações. Tanto PT como PSDB tentam aproximação para compor no processo eleitoral. Além disso, em nível nacional, os socialistas são fiéis escudeiros dos petistas. O vereador Almir Cicote (PSB) cita que conversas são naturais em período anterior à eleição. "Único que não sentamos até agora foi com o (Raimundo) Salles (que filia-se hoje ao PDT)."

Para o presidente de honra do PTB e marido de Dinah, Israel Zekcer, a situação é inversa. Segundo ele, pessoas de outras siglas estão os procurando para disputar o pleito. "Estamos sendo assediados do ponto de vista eleitoral, pois sabem que o Aidan vai puxar voto."

O líder do governo, Donizeti Pereira (PV), afirmou que teve reunião com o secretário de Gabinete, Nilson Bonome, para evitar cooptação. "Ele descartou qualquer tipo de ação de partido governista. Sou totalmente contra uso da máquina na mão, isso não é parceria. Isso é política kamikaze."

 

CPI DOS PALHAÇOS

A bancada de oposição, composta pelos seis parlamentares do PT e Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM), entrou com representação na Justiça comum para garantir a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito. O grupo requer mandado de segurança contra o presidente da Câmara, José de Araújo (PMDB).

A ação está norteada na Lei Orgânica do Município, que atesta que uma comissão deve ser constituída perante assinatura de um terço dos integrantes, ou seja, sete vereadores.

A bancada quer levantar informações referentes à contratação, sem licitação pela Secretaria de Cultura, da empresa Produz Eventos para a realização de shows com palhaços a um custo de R$ 165 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;